Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

4 dicas para arrasar na redação de entrevista de emprego

redacao-entrevista

Se você pensou que depois do vestibular ia se livrar pra sempre das redações, talvez você tenha se enganado. Hoje em dia, existem empresas que usam a redação de entrevista de emprego como critério de avaliação do candidato.

Além de trabalhar em equipe, comunicar-se de maneira clara, ser organizado e proativo, é muito importante que você tenha uma boa escrita e, em certos casos, até uma boa caligrafia (ela diz muito sobre você, acredite!).

E é por isso que as empresas têm feito uso da redação de entrevista de emprego. Sim! Aquela redação que você tanto fugia, volta a te assombrar mais uma vez.

Mas calma, não há motivo para pânico!

Como tudo na vida, se você preparar-se e dedicar-se para a redação de entrevista de emprego, certamente se sairá muito bem.

E nada como uma forcinha para te ajudar a mandar muito, né? Por isso, separamos algumas dicas essenciais para montar uma boa redação e garantir muitos pontos com o recrutador. :)

Confira!

Como fazer uma boa redação de entrevista de emprego?

#1 O tema

Em uma redação de entrevista de emprego o tema pode ser livre ou escolhido pela instituição. Se o tema for livre, fale sobre o seu trabalho, sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua.

Foque em algo que você conheça bem e que demonstre sua experiência profissional. E tente evitar assuntos polêmicos, tá bom? Não dá pra adivinhar qual é o perfil de quem vai avaliar sua redação, então melhor não arriscar.

#2 Divida o texto em três partes

Basicamente, você precisará dividir a sua redação de entrevista de emprego em três blocos: ideia, argumentação e conclusão.

Na primeira parte você deverá dar uma breve introdução do tema. Apresente-o, mesmo que ele tenha sido escolhido pela empresa. Escolha um caminho pelo qual você vai desenvolver seus argumento e siga-o.

Depois de apresentar o tema, aí você vai argumentar sobre o assunto. Quanto mais referências no assunto você tiver, mais será positivo para você. Então não deixe de mencionar escritores, jornalistas, pesquisadores e casos reais sobre o tema.

Finalmente, você vai concluir a redação. Neste ponto, retome a ideia inicial e apresente sua conclusão.

#3 Seja claro, simples e direto

Você não precisa usar palavras extremamente rebuscadas ou se alongar muito no tema apenas para “encher linguiça”. A objetividade e a clareza das informações são o ponto mais importante da sua redação de entrevista de emprego.

Coloque-se no lugar de quem está avaliando e se pergunte: “existe a possibilidade da pessoa não entender algo do que está escrito?” “Precisaria explicar algo para facilitar a compreensão?”

Se a resposta for sim, talvez o texto não esteja bom o suficiente.

#4 O que evitar?

Existem algumas coisas que você pode evitar durante a produção da sua redação de entrevista de emprego, que podem comprometer o seu desempenho na atividade. Fique de olho:

• Não utilize abreviações;

• Não faça uso de gírias;

• Não exagere no uso de termos em inglês;

• Evite repetições de palavras e frases;

• Cuidado com os erros ortográficos (estes são cruciais! Fique atento);

Com estas super dicas nós não temos dúvidas que você vai arrasar na sua redação de entrevista de emprego. Prepare-se, dedique-se e o mais importe: fique tranquilo!

Dê o seu melhor e as oportunidades virão! :) Se você quiser mais dicas como esta, é só ficar de olho no nosso blog! Toda semana tem conteúdo fresquinho para você, com materiais sobre carreira, estudos e mais!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados