5 dicas de ouro para você, futuro professor!

pexels-photo-3184328

Um professor é muito mais do que o profissional responsável pelo desenvolvimento acadêmico dos seus alunos. A nobre profissão também torna as pessoas cidadãs, mais aptas a entender e conviver em sociedade, assim como crescer como pessoas e encontrar sua veia profissional. É a partir do trabalho do professor que isso tudo é possível.

Porém, hoje, o cenário de ensino é diferente do que era há 10 ou 20 anos.

A tecnologia evoluiu e a inclusão digital mudou a forma com que as pessoas socializam, se comunicam e vivem suas vidas. É claro, esses impactos são sentidos dentro da sala de aula.

Além disso, a globalização expandiu as possibilidades do conhecimento. Cada vez mais, a nova geração almeja ocupar posições de destaque no mercado de trabalho, agregando conhecimentos diversos.

Para se preparar para este futuro, eles contam — e precisam — do apoio de professores competentes, modernos e ligados no que há de mais novo. Mais do que nunca, o professor tem a chance de assumir o papel de um mentor para cada aluno, incentivando-o a crescer na vida.

Você, futuro professor, acha que tem as ferramentas necessárias para transformar a vida de seus próximos alunos?

Continue a leitura conosco para entender como se tornar um professor de destaque.

Como impactar a vida dos alunos e ser um professor melhor?

Os desafios de uma sala de aula estão muito além da lousa. Para o professor, é preciso ter os sentidos apurados para entender a turma e os comportamentos de cada um, buscando sempre ser o conciliador. Além disso, é necessário muito esforço e dedicação para promover um ambiente de ensino engajador.

1# Torça e acredite no sucesso de seus alunos

Os estudantes necessitam de alguém que acredite no sonho deles. Muitas vezes, essa força eles não recebem nem de casa. Por isso, o papel de professor nesses momentos é essencial.

Esse comportamento é vital para você estabelecer uma relação de confiança com cada um deles — e vai lhe ensinar muito sobre seus comportamentos.

2# Criatividade: evolua seus métodos de ensino

Logo acima, nós demos a letra: a tecnologia evoluiu a um ponto irreversível. Na sala de aula, por exemplo, é raro não encontrar smartphones capazes de fornecer respostas a qualquer pergunta. A dúvida é: como competir?

A criatividade é uma boa solução. Busque maneiras alternativas e interativas de ensinar os conteúdos, propondo exercícios que saiam do lugar comum. Além de engajar a sala, você se destaca como um professor inovador.

3# Busque aconselhamento com um mentor

É claro que o conhecimento, por mais antigo que seja, é sempre valioso.

Por isso, recomendamos buscar o aconselhamento de algum professor experiente e que possa lhe abrir os horizontes. Como lidar com alunos mais difíceis? Como dividir os conteúdos das aulas corretamente? Como prender a atenção da sala de aula?

Ter essas e outras respostas pode ser essencial para o seu crescimento profissional.

4# Não tenha receio de pedir feedbacks

Sente-se com a turma ao fim do bimestre, trimestre, semestre ou ano letivo para entender como eles absorveram esse período de ensinamentos.

Peça críticas, entenda o que pode ser melhorado e o que os alunos gostariam de diferente. Muitas vezes, basta olhar para dentro da sala, com o seu “público-alvo”, para descobrir como ser um professor melhor.

5# Seja um professor da era digital

E quando você sabe que precisa ser inovador dentro de sala, mas não sabe por onde começar?

É hora de buscar por qualificação.

O curso de Professor da Era Digital já ajudou incontáveis professores a se atualizarem de acordo com o mercado, entendendo mais sobre informática e os recursos visuais que podem fazer toda diferença em sala de aula.

É uma boa para professores que buscam se firmar como referências dentro da escola, alinhados com as principais tendências de ensino.

Assim, você aprimora o seu currículo, expande sua expertise e ainda leva mais — e melhor — conhecimento para seus alunos.

Quais outras dicas você acha essenciais para o professor do futuro? Comente aqui embaixo!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados