Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

5 dicas para ir bem na entrevista de emprego

entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um teste mesmo para quem já está no mercado de trabalho há algum tempo, e um teste ainda maior para quem acabou de completar sua formação. Muitas vezes o fracasso nessa situação não é porque a empresa não gostou das qualificações do candidato. Isso quer dizer que o candidato tinha tudo para entrar, mas, por algum detalhe, os recrutadores não puderam aceitá-lo. Portanto, elaboramos algumas sugestões para que isso não ocorra. Nas dicas seguintes, você verá que até mesmo coisas que não aparentam ser importantes em uma entrevista, como o comportamento nas redes sociais, pode ser um fator decisivo.

1. Conheça a empresa

É um erro ir até a entrevista de emprego sem conhecer a empresa. Ler sobre todos campos de atuação, seus valores, e saber como ela se comunica com os clientes já pode dar uma ideia de como você deve se comunicar durante a entrevista.

Uma rápida pesquisa no site da empresa e nas redes sociais manejadas por ela é a maneira ideal para conseguir essas informações. Você verá que quase todas as interações durante a entrevista dependerão desse conhecimento.

2. Capriche na vestimenta

Cada profissão, queira ou não, exige ou tem associada uma forma peculiar de se apresentar quanto à vestimenta. É fundamental que em entrevistas de emprego, a apresentação do candidato esteja de acordo com o que a empresa representa e com o cargo pretendido.

Nada de exagerar em camisetas justíssimas ou calças incomuns para homens, ou pequenos vestidos ou decotes para mulheres. Tente ser o mais neutro possível. Por exemplo, não use um terno se isso não condiz com o dia a dia do cargo. Vai parecer que você quer chamar a atenção com a roupa e não com o que você tem a agregar à empresa.

3. Seja você mesmo

Pode parecer que a dica anterior sobre vestimenta contrarie esta, já que o candidato pode decidir ir bem à vontade na entrevista de emprego, quando dissemos anteriormente para preferir a neutralidade na vestimenta. Mas o que queremos dizer com “seja você mesmo” vai muito além disso: significa que você não deve forçar atitudes que não condizem com você.

Por exemplo, se o seu perfil não é de líder, não adianta tentar liderar a equipe nas dinâmicas. Lembre-se que se você mudar seu comportamento momentaneamente, logo depois da contratação tudo isso vai desaparecer.

4. Tenha o conteúdo técnico bem definido

Reúna todo conteúdo técnico relacionado com o cargo pretendido e o estude antes da entrevista de emprego. Pense que o recrutador pode – e vai – exigir testes de aptidão e resolução de problemas relacionados ao dia a dia do cargo. Tenha também sua vida acadêmica bem definida. Aponte onde se sobressaiu e as principais conquistas durante seus estudos.

Não minta em nada. Recrutadores são treinados para identificar deslizes e inconsistências. Seja franco nas respostas, principalmente naquelas relacionadas a conteúdo técnico e com as experiências anteriores. Não exagere sobre seu conhecimento e, por pior que tenha sido seus outros empregos, não fale mal deles. Há diferentes formas de se dizer a mesma coisa, e uma experiência ruim pode ser analisada por um viés construtivo.

5. Não esqueça das redes sociais

Atualmente, o setor de RH das empresas realiza pesquisas em redes sociais para entender o comportamento dos candidatos. Um mau comportamento em si já seria um problema, mas agir de uma forma nas redes sociais (principalmente nas redes profissionais, como o Linkedin) e de outra durante a entrevista, é um problema ainda maior. Não esqueça que as redes sociais são uma extensão das nossas interações e intenções. Mantenha suas redes “limpas” e coerentes que isto não será um problema.

Essas foram algumas sugestões para se sair bem em uma entrevista de emprego. De forma geral, estude bem a empresa, reúna seu conteúdo técnico, seja simples e eficiente na hora de se expressar, e seja sincero nos seus objetivos. Se não conseguir a vaga, não é hora de desanimar, uma carreira que combine mais com você pode estar em outra empresa.

Ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário no espaço abaixo!

Continue acessando nosso blog para saber mais sobre capacitação profissional.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados