Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

5 erros que você precisa evitar no início de carreira

inicio-da-carreira

No início de carreira, toda oportunidade deve ser aproveitada. No misto de alegria e empolgação, muitos jovens se encontram em um primeiro emprego com muita vontade, mas pouca experiência. O problema é que essa combinação pode induzi-los a erros graves, prejudicando sua carreira.

Afinal, conquistar um emprego não é sinônimo de sucesso definitivo.

Na carreira, buscar um grande sucesso não basta. O melhor é evoluir aos poucos, sendo bem-sucedido em etapas. Dessa forma, você se desenvolve de uma forma natural e que lhe dá a “casca” necessária para crescer como profissional.

Porém, muitos jovens não sabem como conduzir esse processo. E nesses momentos, principalmente no começo da jornada no trabalho, podem comprometer seu futuro.

Por isso, elencamos os 5 principais erros que os jovens em início de carreira devem evitar cometer. Confira!

5 erros que podem prejudicar seu início de carreira

O principal a saber é que os erros vão acontecer. É natural em sua jornada profissional, especialmente no começo. O essencial, porém, é aprender com esses erros e buscar melhorar.

1# Ignorar o potencial do networking

O networking é uma rede de contatos profissionais. Muitos jovens acabam por ignorar o potencial dessa rede, porém a verdade é que ela pode ser valiosa para seu futuro.

Portanto, não deixe de conhecer as pessoas com quem você trabalha e estuda. Faça amizades, busque por contatos de confiança que possam lhe indicar (ou que você indique) em futuras oportunidades.

2# Não definir metas e objetivos

Desde o início de carreira, é preciso estabelecer metas e objetivos que norteiem seus próximos passos.

Faça uma lista de desenvolvimento anual, pontuando questões como aumento de salário, de responsabilidades, de cargo e de qualificação profissional.

3# Ser muito apressado nas decisões profissionais

É comum que, no início de carreira, os jovens não sejam muito racionais em decisões no ambiente de trabalho. É um reflexo comum, afinal para muitos é a primeira oportunidade de estar em um ambiente tão técnico e exigente.

Porém, é preciso atenção em cada detalhe. As decisões afetam em toda rotina produtiva e podem significar o sucesso de um projeto — ou uma necessidade de retrabalho.

Para evitar esse cenário, é ideal buscar ser o mais racional possível, considerando cada alternativa. Se possível, busque aconselhamento com seus colegas ou superiores.

Dessa forma, você tem a certeza que cada decisão será tomada na direção certa.

4# Não trabalhar em equipe

A competitividade estimulada em ambientes acadêmicos não deve ser a mesma que você leva para o início de carreira.

Em uma empresa, o objetivo é trabalhar em equipe para conquistar as metas definidas. Dessa forma, em conjunto, todos os indivíduos evoluem profissionalmente e melhoram suas entregas.

É importante não medir o seu sucesso em comparação com outros, especialmente superiores. O importante é olhar, aprender e buscar evoluir. Assim, sua carreira pode decolar rapidamente!

5# Não se qualificar

A qualificação profissional é mandatória, especialmente nos dias de hoje. Para os jovens, não basta agarrar uma oportunidade que surgir.
Na verdade, é preciso potencializá-la, buscando seu crescimento na nova empresa.

A melhor forma de fazer isso é através da qualificação profissional. Muitos profissionais, especialmente os jovens, buscam boas alternativas como cursos profissionalizantes.

Eles aliam com perfeição a técnica e a teoria, ajudando no desenvolvimento prático do profissional no seu ambiente de trabalho. Os cursos da Microlins têm esse foco: tornar os alunos, profissionais ainda melhores.

Com um método de ensino flexível, como o Dinâmica praticado na Microlins, essa mecânica é ainda melhor.

Pois o jovem pode estudar onde e como quiser, sem que sua rotina de compromissos seja prejudicada e promovendo um ensino mais focado.

Que tal acercar no seu início de carreira, seguir as nossas dicas e ainda desenvolver o seu currículo? Confira os cursos da Microlins!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados