5 habilidades profissionais que você precisa conhecer agora

habilidades

No mercado de trabalho, há muito mais que apenas o currículo. Na luta para conquistar vagas boas ou promoções, os gerentes olham para aqueles que apresentam melhor qualificação. Nessa hora, as habilidades profissionais são um enorme diferencial.

No entanto, saber quais são e conquistá-las é o grande desafio.

Para se destacar no mercado de trabalho, é importante que a pessoa desenvolve um perfil completo. Afinal, conhecimentos teóricos são essenciais para que você se supere intelectualmente. Já as habilidades profissionais provam que você está apto para lidar com um ambiente onde a pressão por resultados é constante.

E você, almeja melhores condições para o seu trabalho e crescer na sua carreira? Então confira algumas habilidades profissionais indispensáveis hoje em dia!

5 habilidades profissionais para você se destacar no mercado de trabalho

É importante entender que cada área exige diferentes competências.

Um programador avançado, por exemplo, precisa ter uma visão sistêmica e analítica muito mais aguçada que um professor. No entanto, este último deve ser especialista em gestão de pessoas.

Entendeu como funciona?

É preciso que você leia a totalidade do seu ambiente de trabalho (ou aquele que almeja trabalhar) e entenda quais as principais habilidades profissionais requisitadas. Assim, você terá um claro direcionamento de quais competências precisa absorver.

Porém, há habilidades em comum que, por si só, servem de propulsor para a carreira de vários profissionais: do atendente de caixa ao gerente de multinacional. São tópicos essenciais, requisitados pela maioria dos gerentes e recrutadores das empresas.

Evoluir nessas habilidades com certeza o tornará um profissional completo. Quer saber mais? Continue a leitura!

1# Versatilidade

O ambiente de trabalho já não é um local de pura burocracia. As empresas se preocupam com os resultados, deixando na mão dos profissionais a responsabilidade de conquistá-los. Em locais assim, a cultura organizacional favorece a flexibilidade.

No entanto, exige que cada funcionário seja versátil. Assim, entende toda engrenagem de funcionamento do negócio — e pode atuar em várias frentes.

Quanto mais versátil e generalista, melhores as chances de ser melhor remunerado e reconhecido.

2# Comunicação e Persuasão

Essa é essencial para quem busca subir os degraus na carreira.

A comunicação deve ser uma competência lapidada e praticada sempre. No entanto, não se trata apenas de saber falar. Aqui, falamos de persuasão, de entender como vender uma ideia com argumentos claros e objetivos.

Dessa forma, você será encarado como um profissional muito mais capacitado e pronto para assumir mais responsabilidades.

3#Proatividade

Criar, questionar, resolver problemas. É o que as empresas de hoje gostam.

E isso tem nome: proatividade.

Não que empresas mais burocráticas desgostem da atitude, mas no mercado de trabalho moderno (e mais flexível para ações como essa), a proatividade é vista como uma forma de ajudar as empresas a conquistar suas metas. Logo, extremamente valorizada!

4# Organização

Você é daqueles cuja caixa de e-mails está lotada de mensagens, com milhares de “não lidos” acumulados durante os anos?

Essa atitude pode prejudicá-lo no mercado de trabalho.

A organização é uma das habilidades profissionais mais relevantes hoje em dia justamente porque a circulação de informação é constante.

Quer uma prova? Olhe para sua timeline do Facebook e veja quanto conteúdo foi compartilhado nas últimas duas horas. Bastante, não?

No contexto profissional, o mesmo se aplica. Profissionais completos possuem a habilidade de planejar-se e organizar informações, dados e tarefas. Dessa forma, garantem a conclusão assertiva de cada serviço.

5# Criatividade

A criatividade é o que torna qualquer profissional diferenciado.

Diferente do que muitos pensam, não está só aplicado a quem trabalha com serviços que “exigem” essa habilidade, como um designer gráfico.

Na verdade, a criatividade está relacionada ao potencial que você tem de criar soluções para os problemas que surgem. É um misto de agilidade, pensamento inovador e execução precisa. No ambiente de trabalho, é uma das competências mais valorizadas!

E então, quais dessas habilidades profissionais você acha que precisa reforçar? Escolha uma (ou várias) e comece agora mesmo a se qualificar!

Quer uma dica? Cursos profissionalizantes são excelentes atalhos para quem busca conquistar mais habilidades profissionais. A boa notícia é que a Microlins possui cursos especializantes, perfeitos para quem busca se aperfeiçoar.

Confira nosso portfólio e faça já sua matrícula!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados