Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

5 lições do esporte para quem quer entrar no mercado de trabalho

esporte

A Olimpíada já se foi, mas deixou para trás o sentimento de termos presenciado apresentações incríveis dos melhores atletas do mundo. Nem todos sabem que para o atleta chegar até ali e mostrar para o mundo o seu esporte, mesmo que por alguns segundos, que é melhor que os demais, é preciso muito treinamento e preparo mental.

O que menos pessoas sabem ainda é que esse preparo presente no esporte ajuda em vários outros aspectos da vida que não estão ligados diretamente ao esporte. Podemos levar as lições de todo grande esportista para o mercado de trabalho e para outros espaços que ocupamos e nossas vidas.

Se você está se preparando para entrar no mercado e trabalho ou já faz parte desse mundo, mas está em busca de aperfeiçoamento, separamos algumas características presentes nas práticas esportivas que podem ajudar. Vamos a elas:

1. Paciência no esporte

Não há problema que resista a um trabalho duro. Isso é muito evidenciado em esportes, como foi visto na Olimpíada, onde era comum atletas darem entrevistas e revelarem que estavam se preparando há 4 ou 8 anos para aqueles poucos segundos ou minutos de competição. A paciência é a base para um bom desempenho nos esportes e também nos longos desafios do mercado de trabalho. Você não conseguirá nada sem insistir pacientemente.

2. Estratégia

Para alcançar um objetivo é necessário pensar no caminho que será feito para chegar até ele. Atletas têm bem claro seu objetivo. Ao elaborar as estratégias para alcançá-lo, pensam em suas qualidades e também em suas fraquezas. Para adentrar o mercado de trabalho não é diferente. Se você não é bom em algo, o caminho para alcançar sua meta deve ser outro, um que passe pelas suas melhores qualidades. Desnecessário dizer que é nelas que seu currículo deve focar.

3. Treinamento

O conhecimento não surge do nada e atletas medianos não alcançam o pódio, a menos que seja por sorte. Isso quer dizer que não basta treinar ou estudar algo. Significa dizer que é necessário ir além. Ter uma rotina de treinamentos é fundamental para que o praticante alcance o patamar necessário para se destacar.

4. Insistência

Uma realidade dura nos esportes é que não há lugar para todos vencerem ao mesmo tempo. Parece clichê falar isso, mas todos que entram em competições devem estar preparados para perder, e não só isso, perder e saber que é necessário repensar as estratégias e tentar novamente. O bom atleta ou profissional é aquele que dá a volta por cima de cabeça erguida. Por exemplo, você acha que não é valorizado em sua profissão ou local de trabalho? Insista em sua vontade que uma hora ou outra você será reconhecido.

5. Foco

É possível que você se sinta desmotivado durante o caminho. Atletas não raro pensam em desistir, principalmente durante competições e após derrotas. Nessas situações adversas, o controle emocional é algo muito importante, pois ele mantém o foco, deixa o objetivo claro e ainda auxilia na realização dos passos posteriores. Da mesma forma no mercado de trabalho. Se você sabe o que você quer, mantenha-se calmo, regule seu foco e prossiga.

Outro momento em que o foco é importante, é no momento decisivo, o momento da competição. O atleta que precisa executar um movimento preciso, não pode se distrair com outros acontecimentos à sua volta. O foco nessa hora é tudo. Ele já se preparou exaustivamente, sabe o que tem que fazer; basta fazer com o máximo de concentração. Com o profissional no mercado de trabalho, esse mesmo princípio se aplica. É preciso se preparar e estudar mirando o que você deseja. No momento da competição, quando surgem as inseguranças, mantenha o foco e confie em seu preparo.

Esses 5 aspectos que elencamos estão presentes em qualquer esporte e você pode transferir todo o aprendizado que um grande atleta carrega, para aplicá-los ao seu preparo profissional. Não esqueça que sempre haverá competição de uma forma ou de outra, seja contra outros competidores, seja contra você mesmo. A grande diferença é como você encara isso tudo.

Quer se profissionalizar? Veja em nosso site os cursos profissionalizantes que temos para oferecer!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados