Centro: 11 2409-1044 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

5 passos para melhorar sua interpretação de texto

interpretacao

Seja para melhorar o entendimento das matérias passadas em aula ou para se tornar um profissional completo no trabalho, a interpretação de texto é obrigatória. Porém, especialmente no Brasil, a falta de leitura constante e variada acaba faltando na educação de muitos. Dessa forma, ao se verem diante de um texto, possuem grandes dificuldades.

Se você é um deles, muita calma: há formas de contornar o problema.

Algumas pessoas falam que a interpretação de texto é como andar de bicicleta, basta praticar. E isso é verdade!

A interpretação de texto está ligada ao o que você absorve ao ler um texto. Entender sua mensagem e significados e até mesmo os subtextos escondidos. Se trata de conhecer um mundo novo a cada página lida, possuindo a habilidade de imaginar com exatidão o que se passa em cada parágrafo.

E esse processo nem é tão difícil, essa é a boa notícia! Porém, é preciso dedicação. Só assim, você fará bonito nas próximas aulas ou no trabalho.

Que tal conhecer algumas dicas para melhorar sua interpretação de texto? Continue a leitura!

Melhore sua interpretação de texto: 5 passos para dominar as páginas

A prática somada à algumas técnicas fáceis podem ser a chave para que você evolua em sua interpretação de texto. Abaixo, abordamos algumas delas. Confira!

1# Ler e reler!

O que queremos dizer com isso?

Nada mais que atenção. A interpretação de texto depende do quão compenetrado você está no que as páginas te dizem. Por isso, atenção é necessário.

E não sinta-se acanhado em reler. Perder o fio no começo da página e não lembrar nada do que foi lido é algo normal. Porém, é preciso se reencontrar e apostar na releitura, assim os conceitos ficam gravados na sua mente e começam a fazer maior sentido.

2# Varie seu menu de leitura

A leitura é uma prática saudável, não apenas uma obrigação.

Por isso, leia bastante sobre várias coisas: revistas, jornais, livros de ficção, biografias, histórias em quadrinhos e muito mais!

Além de maximizar seu repertório, você começa a fortalecer seu nível de interpretação de texto ao desafiar-se em ler e entender coisas novas.

3# Faça anotações em cada página

Se o livro ou documento for seu (e não for repassado para frente), não se intimide com os espaços em branco. As anotações são parte essencial da leitura.

Um comentário na orelha da página pode condensar uma ideia ou sentimento, o que coopera para melhorar seu nível de interpretação de texto.

4# Parafraseie à vontade

Parafrasear não é nada mais que reescrever algo, só com suas próprias palavras! É um recurso muito utilizado em trabalhos acadêmicos (e que provavelmente você utilizará!).

Por isso, escolha uma página ou capítulo preferido, ou mesmo uma ordem enviada por seu chefe em um e-mail, e passe a limpo no papel. Dessa forma, com sua própria estrutura e lógica, a mensagem fica ainda mais clara.

5# Confie no dicionário!

Provavelmente alguém já recomendou que você lesse uma definição por dia no dicionário, certo? Essa é uma recomendação comum para quando estamos em fase de alfabetização — e uma ótima dica, mesmo que cumprida com alguns anos de atraso.

Portanto, pegue o dicionário procure descobrir, todo dia, o significado e sinônimos de uma palavra nova. Você verá que navegar por aquelas páginas, nem que alguns minutos por dia, vai valer muito à pena!

E você, como exercita a sua interpretação de texto? Esperamos que as dicas tenham ajudado!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados