Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

6 dicas para ser pontual no primeiro emprego

pontual

Parabéns, você conseguiu seu primeiro emprego. De tão emocionado, mal conseguiu dormir, não pesquisou caminhos, festejou na noite anterior, e achou que não tinha problema chegar atrasado no primeiro dia. Devido a esse problema de pontualidade, ficou “marcado” para sempre pelo seu chefe. Péssima forma de começar um novo trabalho, não!?

Para evitar esse problema que pode surgir no primeiro dia e continuar a acontecer nos dias seguintes, elaboramos algumas dicas para você ser mais pontual. Lembre-se que estas dicas dependem de força de vontade e de criação de rotinas, que é a palavra-chave aqui. Vamos a elas.

1. Crie uma logística pontual

Analise as melhoras formas de chegar ao serviço. Se for de bicicleta, garanta que exista uma ducha em algum vestiário. Se for de carro ou moto, tente sair antes das horas de pico. Caso vá de ônibus, veja os horários das linhas que passam mais perto da sua casa e mais perto do trabalho. Naturalmente, crie margens de erro e não se esqueça de adicionar um tempo para um bom café da manhã.

2. Evite festas durante a semana

Todos aqueles happy hours, para não falar das festas que se estendem até a madrugada, são sugadores de energia, mesmo com todos os benefícios sociais e amizades criadas. Vá em happy hours apenas nas sextas-feiras. Se for muito importante sua presença em algum evento durante a semana, tente marcar um jantar e não beba. Garanta sua integridade em seu primeiro emprego!

3. Mude sua mentalidade

Pensar que não tem problema chegar 5 ou 10 minutos atrasado só irá fazer você ficar malvisto pelos supervisores. Caso seus colegas façam isso, não siga o exemplo. Aproveite essa oportunidade para se diferenciar e mostrar quão profissional você pode ser.

4. Mude sua relação com o despertador

Apenas após algum tempo de rotina seu corpo acordará por si só. Até lá, evite ficar apertando “soneca” repetidamente. Para facilitar (ou dificultar), deixe seu despertador longe da cama. E, claro, coloque o despertador para tocar todos os dias no mesmo horário. Lembre-se que da rotina dependerá a sua pontualidade.

5. Faça exercícios

Menos óbvio, mas muito importante. Reserve um tempo do seu dia para exercícios físicos. Segundo este estudo, exercitar o corpo melhora a qualidade do sono e consequentemente a produtividade, até mesmo para quem dorme menos de 7 horas diárias.

6. Deixe o material pronto

Atualmente, existe a tendência de BYOD (Bring Your Own Device), que é a do colaborador levar seus próprios dispositivos ao trabalho. A sugestão é deixar encaminhado o que você deve levar (cabos, gadgets, livros, etc.) e evitar gastar o tempo da manhã para arrumar tudo isso. Se não for possível, adicione algum tempo na sua logística e coloque o despertador para tocar mais cedo. Assim, você consegue ficar pronto para o trabalho de forma mais tranquila.

Pronto! Você está preparado para chegar na hora. Contudo, isso é apenas o começo e o básico para iniciar na vida profissional. Agora é o momento de colocar o que você sabe em prática e aprender ainda mais. Para não deixar seus conhecimentos enferrujarem, que tal um bom curso profissionalizante?

Aproveite também e veja estas dicas para se sair bem nos primeiros dias de emprego!

Para mais dicas sobre o início da carreira e informações sobre cursos profissionalizantes, acompanhe nosso blog.

banner-planejamento-carreira

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados