Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

8 dicas para otimizar o seu momento de estudo

estudo

Os desafios da geração y nas questões referentes ao estudo realmente são bem diferentes dos enfrentados pela geração anterior; a principal mudança é que não precisamos necessariamente lutar para encontrar informação útil, mas temos que gerenciá-la para que tenhamos um aprendizado satisfatório. Nesse âmbito, a tecnologia se apresenta como grande aliada e vilã, pois a utilizamos a nosso favor quando precisamos das mais variadas informações, mas somos passivos diante de toda distração provocada por ela.

Se você está buscando qualificação profissional, otimizar o seu momento de estudo é tão importante quanto escolher o curso certo. Por isso, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença naquele momento em que você precisa estar focado, mas pequenas distrações o interrompem. Confira!

1) Elimine as distrações

Coloque o celular no silencioso, desconecte-se das redes sociais, desligue a TV e elimine qualquer distração possível. O motivo é simples: o seu cérebro vai absorver mais conteúdo se estiver focado em uma ação. Sim, é possível assistir TV e estudar ao mesmo tempo, mas é eficiente?

Pode demorar um tempo até que o cérebro, que está acostumado a lidar com uma profusão de mensagens e informações recebidas via aplicativos, redes sociais, etc., se acostume a ficar algumas horas sem recebê-las, mas é totalmente necessário e fará toda diferença, acredite.

2) Crie rituais

Não, você não precisará de velas nem nada do tipo. O que você precisa é criar ações para o seu cérebro entender que nesse momento você necessitará de todo o seu poder. Vale tudo, desde meditação, alguns minutos em silêncio, ou colocar música clássica ao fundo. Com o tempo e a rotina já estabelecida, você associará a ação ao estudo, e isso ocorrerá de forma tão natural que será mais fácil eliminar a distração e entrar no clima.

3) Trace metas viáveis

Pare agora mesmo de traçar objetivos inviáveis! Você sabe que não decorará uma enciclopédia em um mês, seja realista! Isso não significa que você deva ser preguiçoso. Pense da seguinte forma: se você não sabe as quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão), como vai, em apenas uma semana, realizar cálculos avançados de física?

O seu cronograma deverá apontar tempos coerentes para cada item a ser aprendido, e saiba que você precisará dedicar um tempo a mais para matérias com as quais tem dificuldade.

4) Aprenda com os seus pontos fracos

É muito comum cairmos na tentação de estudarmos somente as matérias em que temos facilidade, entretanto isso é um erro. Quanto mais cedo você lidar com os seus pontos fracos, mais rápido os transformará em aliados. Você não precisa amar tudo o que estiver estudando, mas precisa entender os seus fundamentos.

5) Controle melhor o tempo

Gerir o tempo é essencial, tão essencial que vai lhe poupar muita dor de cabeça (muitas vezes literalmente). Crie um cronograma com o conteúdo a ser estudado semanalmente – não adianta não estudar nunca e um dia antes da prova passar 10 horas com o notebook aberto, nem estudar 5 horas sem tirar os olhos dos livros. A gestão do tempo fará com que atitudes extremas não precisem ser tomadas.

6) Use a tecnologia a seu favor

Parece redundante falar para utilizar a tecnologia a seu favor justamente na era da tecnologia, entretanto, muitos parecem não lembrar que o estudo não precisa ser chato e que não aprendemos somente folheando livros de 800 páginas. Utilize aplicativos, videoaulas, grupos de estudos online, e-books e qualquer suporte tecnológico para facilitar o aprendizado; só tome cuidado com a distração.

7) Compreender é melhor do que decorar

Tenha em mente que quase todo conteúdo pode ser encontrado rapidamente na web, mas a compreensão do assunto é construída aos poucos e requer reflexão. Qualquer um pode utilizar sua capacidade cerebral para decorar, mas essa ação fará com que o processo tenha que ser repetido: você vai decorar e esquecer. Entretanto, quando finalmente compreender os aspectos de um assunto, poderá destrinchar os seus pormenores e lidar com as informações (mesmo que não tenha decorado tudo).

8) Teste o que aprendeu

Finalmente, teste os seus conhecimentos por meio de exercícios e debates, não há outra forma. Você deve verificar se as medidas adotadas estão funcionando, e nada melhor para isso do que testar os seus conhecimentos.

Gostou das dicas? Se você está buscando aperfeiçoamento, confira os cursos da Microlins Guarulhos.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados