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    8 maneiras de manchar sua imagem no trabalho (e o que fazer para evitar isso)

    imagem no trabalho

    No ambiente de trabalho existem regras explicitas e implícitas – em sua maioria, as implícitas dependem do bom senso de cada um. Condutas que prezem pela pontualidade, pelo cumprimento de prazos, pela comunicação de imprevistos e pela comunicação respeitosa com os colegas, por exemplo, não estão em nenhuma placa da empresa ou documento que você vá assinar: elas devem ocorrer naturalmente. Mas algumas escorregadas são comuns.

    Abaixo listamos 8 de atitudes que vão manchar a sua imagem no trabalho. Portanto, preste atenção e mantenha-se longe delas!

    1. Falar demais sobre a sua vida pessoal

    Com o passar dos dias na empresa, é comum que as pessoas troquem experiências e falem sobre a sua vida, entretanto este não é o foco no ambiente de trabalho, onde as experiências pessoais contam como um background para habilidades. Não deixe que as suas idas à balada, namoros e modo de vida ofusquem a suas qualidades como profissional.

    Preste atenção ao seu discurso para saber se ele vem “contaminado” com informações desnecessárias; afinal, alguém que revela demais a sua vida pessoal em ambiente de trabalho é como aquele tio que bebe demais e faz vexame no final da festa de ano novo: todos acham engraçado e divertido, mas acabam recriminando sua atitude.

    2. Não se comunicar com ninguém

    Sim, você está no seu emprego para trabalhar, mas isso não significa que você não deva falar com as pessoas. Em algum momento trabalhos em equipe podem surgir e se relacionar minimamente bem com os outros membros da equipe é necessário.

    Comece falando aos poucos com as pessoas dentro da empresa. É impressionante o quanto essas conversas melhoram o relacionamento interpessoal e sua imagem no trabalho.

    3. A cada ação feita esperar uma promoção

    Você foi contratado para uma função e é sua obrigação fazer o melhor dentro dela. A promoção é algo que pode ou não acontecer, portanto pare de utilizar essa ancora a cada ação desempenhada.

    Busque a excelência no seu trabalho, essa já é uma recompensa por si mesma. Oportunidades aparecerão para bons profissionais dentro ou fora da empresa na qual eles estão inseridos.

    4. Utilizar aplicativos e redes sociais o tempo todo

    Analise se as redes sociais e aplicativos estão atrapalhando a sua rotina de trabalho. Utilizá-los para distração é viável só até o ponto em que funcionam como um breve passatempo ou como uma ferramenta de trabalho.

    Reservar um tempo determinado do dia para navegar na internet é uma dica eficaz para medir a dose diária e “não se perder” no caminho.

    5. Expor problemas em público

    Não exponha problemas para quem não possa resolvê-los, simples assim! Não adianta demonstrar indignação ou espalhar problemas para setores que não são os responsáveis. Além de pouco ético, é uma reação de desespero.

    Certifique-se que há uma comunicação sem ruídos entre as pessoas envolvidas no projeto; essa atitude é muito mais segura do que sair por aí gritando que existem problemas.

    6. Falar sobre a vida pessoal de outras pessoas

    Fale sobre o desempenho das pessoas no trabalho, é isso o que importa! Todo o resto é puro confete. Espalhar boatos e fazer comentários e piadas expressam mais o fato de você não ter postura profissional do que qualquer outra coisa. Foque-se nas suas atitudes!

    7. Reclamar o tempo todo

    Se você não está onde quer, deve procurar melhorias para sua vida, mas nada de cair na armadilha de reclamar o tempo todo. Essa atitude afasta as pessoas e faz com que elas o vejam como alguém que quer e será mandado embora logo.

    Procure enxergar o melhor no seu trabalho e na sua vida, qualquer situação pode ser encarrada por mais de uma perspectiva.

    8. Comprometer-se com todo e qualquer problema apenas para ganhar influência e pontos com o chefe

    Lembra quando falamos para não fazer nada pensando unicamente em promoções? O mesmo é válido para ganhar influência e pontos com o chefe. Esteja ciente de que nem todos os problemas são da sua alçada, e que muitas vezes uma intromissão é desnecessária e pode atrapalhar sua imagem no trabalho.

    Coloque-se em primeiro lugar: a sua saúde e o seu tempo não têm preço, certifique-se de estar se envolvendo somente o suficiente para o desempenho do seu trabalho.

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