A meditação pode te ajudar a ser um profissional melhor?

meditacao

A busca pela qualificação profissional deve ser constante. Porém, muito além dos livros e dos cadernos, as pessoas cada vez mais buscam métodos alternativos. Afinal, crescer no ambiente de trabalho também é uma questão de inteligência emocional. Com isso, entramos no tema da meditação: essa prática realmente funciona?

No artigo de hoje, aprofundamos a discussão sobre o assunto que é um tabu para a maioria das pessoas. Além disso, apontamos alguns caminhos para quem busca qualificação profissional.

Continue a leitura para aprender mais!

O poder da meditação

A meditação sempre foi encarada como uma prática holística. Por isso, era comum observar grande resistência à inserção desse exercício na rotina das pessoas — ainda mais para aquelas com o dia a dia atribulado comercialmente.

No entanto, hoje em dia, o cenário é outro.

Graças a alguns estudos, foi possível comprovar que, de fato, a meditação traz vários benefícios ao profissional praticante.

Com a expansão do ideal de mindfulness (ou seja, atingir um estado de atenção plena), a meditação tornou-se a ferramenta de vários trabalhadores, gerentes e executivos para alcançar esse estado.

Para muitos, isso significa aumentar os próprios níveis de produtividade. Ou seja, usam da meditação como meio para potencializar suas próprias habilidades.

Não por menos, em empresas do Vale do Silício famosas pelo ambiente de pressão por resultados, como Google ou Facebook, a meditação já conhecida como “a nova cafeína.

No entanto, muito além de potencializar e possibilitar um “novo gás” ao profissional, há quem se aproveite da meditação para atingir diferentes estados de ânimo.

É o caso de empresas que oferecem programas de meditação aos funcionários, buscando reduzir os níveis de tensão e estresse. A prática ainda é bastante incentivada pois regula os impulsos emocionais. Dessa forma, o processo de tomada de decisões torna-se muito mais racional — e assertivo.

Isso acontece porque a meditação vai muito além do aspecto físico. Além de ajudar a relaxar o corpo, a atividade proporciona uma modificação nas estruturas cerebrais, impactando as funções cognitivas dos profissionais.

Você depende da meditação para se tornar um profissional melhor?

A meditação é, sem dúvidas, uma potencializadora. No entanto, trata-se de um complemento que é muito bem-vindo para quem busca harmonizar seus pensamentos.

A qualificação profissional é um assunto que envolve, além de inteligência emocional, muita teoria e prática.

Qualifique seu currículo

Uma boa alternativa para melhorar suas habilidades como profissional é apostar em um curso de Gestão de Pessoas da Microlins.

Com a grande de conteúdo atualizada, você aumenta seu repertório de ferramentas de gestão, alcançando a excelência como líder e incentivador de equipes inteiras!

Nesse caso, a meditação é um plus: a possibilidade de colher bons frutos através de uma prática saudável e que diminui seu estresse do dia a dia.

A dica da Microlins para você, profissional que busca melhorar o currículo e se tornar ainda mais centrado, é conciliar as duas coisas:

  • Investir seu tempo e disposição em um curso profissionalizante que vá expandir seus horizontes e capacitá-lo, abrindo novas oportunidades na carreira.
  • E, claro, praticar a meditação, pois assim você aprimora suas questões emocionais, tornando-se, acima de tudo, um profissional mais maduro e pronto para lidar com as responsabilidades do negócio.

Gostou de aprender sobre os benefícios da meditação? Esperamos que sim!

Para mais conteúdos sobre como se aprimorar e conquistar melhores posições no mercado de trabalho, continue de olho em nosso blog!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados