Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Administração: área ampla para o mercado de trabalho

administração

Administração é um campo em franco desenvolvimento no cenário brasileiro. O curso comporta um grande número de atributos capazes de formar desde especialistas em recursos humanos a empreendedores. Para termos uma ideia do seu potencial, a Administração ao lado do Direito e da Pedagogia, segundo dados do MEC (2015), é um dos três cursos com mais alunos matriculados. As novidades promovidas pelo meio digital vêm fazendo com que uma nova leva de oportunidades de negócios surjam, negócios esses que precisam de uma base sólida como a promovida pelo curso de Administração.

Grade curricular variável a atuação ampla

As disciplinas essenciais do curso de Administração são: finanças, marketing, logística, recursos humanos, produção, e vendas. A grade curricular é variável principalmente porque cronogramas mais voltados para a tecnologia são constantemente inseridos, fazendo com que o aluno consiga enxergar as diferentes oportunidades no mercado atual.

Os profissionais formados em Administração podem atuar em diferentes cenários: podem ser gerentes e  supervisores, podem lidar com recursos humanos e seleção, podem lidar com vendas e metas; o importante é ter em mente que esse profissional vai avaliar e apontar o caminho dos processos que fazem um negócio funcionar, tarefa esta que exige um grande conhecimento.

Tomar decisões sobre objetivos organizacionais é uma das funções do administrador

Uma das qualidades de um bom curso de Administração é apresentar cenários e fazer com que o aluno possa desenvolver raciocínio lógico com base em dados. Nesse ponto, podemos dizer que o contato com as disciplinas humanas e exatas se unem para o desenvolvimento do profissional.

De acordo com o Professor Gilmar dos Santos Marques, chefe de departamento de Administração da União Pioneira da Integração Social, ”As atribuições do profissional formado em Administração estão alinhadas com o conceito de Administração como ciência, que é tomar decisões sobre objetivos e recursos organizacionais. Recursos estes que a organização pode ter ou não, como, por exemplo, a busca de recursos financeiros por meio de financiamento para investimento fixo ou para capital de giro”.

O estudo da cultura organizacional é outro ponto de suma importância na formação do administrador, que deve desde os primeiros momentos ter contato com informações atuais, protótipos e uma estrutura com a qual possa desempenhar o seu papel de maneira plena. Apenas munido dessas informações e dos recursos necessários, o profissional poderá tomar decisões assertivas para a organização.

O mercado de Administração no Brasil

Ainda de acordo com o professor Gilmar dos Santos Marques, “praticamente todos os tipos de negócios ou empreendimentos demandam serviços profissionais de um administrador. Trata-se de profissional que atua nas áreas vitais da organização com formação ampla que permite trabalhar nas áreas de marketing, produção/operações, finanças e gestão de pessoas. Deve-se destacar que estas áreas estão presentes em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.”

Com a geração de novos negócios e o ambiente online colaborando para o desenvolvimento de oportunidades em todos os seguimentos, o mercado brasileiro para administradores está aquecido, e mais do que isso, precisará de profissionais com formação ampla capazes de promover a integração entre setores e alinhar informações não tão óbvias.

E você, se interessou pelo assunto? Clique aqui e saiba o que os nossos cursos da área de Administração e Negócios podem fazer por você.

banner-planejamento-carreira

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados