Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Afinal, o que faz um Designer Gráfico?

designer gráfico

Você já pensou em ser um designer gráfico? O ramo tem a sua capacidade ampliada cada vez mais com o surgimento de novas tecnologias, conversando com setores em desenvolvimento como realidade aumentada e aplicativos que dominam o ambiente mobile.

Nesse contexto os conhecimentos de um designer têm que acompanhar o mercado e as suas transformações. É por esse motivo que muitos confundem sobre as suas atribuições e áreas de atuação. Se ainda há confusão sobre o assunto vamos te dar uma ajuda com a pergunta: afinal, o que faz um designer gráfico?

Ilustrações

Uma das atribuições do designer gráfico é desenvolver ilustrações, seja em mídia digital (softwares) ou analógica (papel). Muitas das ilustrações de cartazes, filmes, e jogos são desenvolvidos por artistas gráficos.

Empresas renomadas como a Blizzard (desenvolvedora de jogos como Diablo e Word of Warcraft), Wizards of the Coast (desenvolvedora de Magic the Gathering), e Riot Games (desenvolvedora de Legue of Legends) possuem um amplo time de designers que trabalham com a criação de seus personagens, cenários e logotipos.

Logotipos

Outra atribuição de designers gráficos é o desenvolvimento de logotipos; eles utilizam-se de métricas e referências para formular a identidade visual de empresas e marcas. Como logotipos refletem os valores e potenciais das marcas, não é à toa que designers gráficos sejam reconhecidos por essa importante função.

Alexandre Wollner, criador do logotipo do Itaú, por exemplo, é lembrado como um homem visionário dentro do ramo das artes gráficas.

Layout para Sites

O layout é a “cara” do site, a parte superficial e chamativa que todos acessam. O desenvolvimento do layout se dá por um designer gráfico, ou digital. Esse trabalho é tão importante que muitos designers que criam layout também são chamados para desenvolver interfaces de aplicativos mobile.

Sites como Submarino, Amazon e Mercado Livre passaram pela mão de um designer que equilibrou cores e pixels para chegar ao resultado que todos veem.

Programas de edição de imagem e vetores

O Photoshop é um dos principais programas de edição de imagem. Com ele é possível desenvolver ilustrações, banners, flyers e outros projetos digitais e editoriais. O domínio desse programa permite ao designer gráfico tratar imagens tanto para que sejam utilizadas em material impresso como online.

Corel Draw e Illustrator são alguns dos principais programas de vetores (existem vários no mercado); os vetores podem ser ampliados sem perder a qualidade, por isso logotipos e algumas ilustrações são desenvolvidos dessa forma.

Designers gráficos conseguem transitar entre esses dois tipos de soluções gráficas como ferramenta de trabalho.

Materiais impressos

Flyers, banners, folders, cartazes, livros. Todos esses materiais impressos têm um designer gráfico por trás e umas de suas principais atribuições é estruturar o material para que o seu acabamento gráfico seja impecável.

As cores no monitor são mais brilhantes por isso um trabalho específico deve ser realizado para equalizar cores, formas e a própria estrutura do projeto gráfico.

Conclusão: você pode ser um designer gráfico

Ficou interessado na profissão? Saiba que você pode ser se tornar um designer gráfico e pode dar o primeiro passo agora! A Microlins Guarulhos tem o curso certo para você com os melhores profissionais e melhor grade curricular. Acesse a página do nosso curso de Designer Gráfico e faça parte desse time!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados