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Aprenda a dar o feedback correto e progredir na carreira

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O feedback é um recurso valioso no mercado de trabalho. E também versátil. É algo que você, como funcionário, recebe do seu superior — mas também dá-lo. Apesar de incomum, é através dele que você alinha expectativas e coloca o seu ponto de vista na equação, tornando suas relações profissionais mais sinceras possível.

Basta qualquer olhar em um ambiente corporativo para ver que é incomum a prática do feedback.

Não falamos de incentivos ou críticas sem embasamento.

O feedback de verdade se trata de uma análise construtiva do seu trabalho em período (ou em certo projeto). Ele elenca pontos fortes e fracos, contextualizando as necessidades de melhoria da condução profissional de certa pessoa.

Normalmente, cabe muito mais em uma estrutura hierárquica que vai do chefe ao funcionário. Porém, nada impede que você, em qualquer posição que esteja, converse com um colega (superior ou não) e lhe dê um feedback sobre o trabalho feito.

Na verdade, esse é um ato proativo que demonstra interesse na eficiência do serviço. Além disso, elucida alguns pontos que, talvez, para o alvo do feedback, não estivessem tão claros.

Dessa forma, você conspira para a criação de uma cultura organizacional de crescimento mútuo e amizade.

O resultado final pode ser ótimo para sua carreira, pois mostra seu tato para a gestão de pessoas, o que lhe coloca na ponta por uma promoção!

No entanto, fornecer esse tipo de feedback centrado pode ser complicado. Como medir as palavras e não fazer com que sua fala se torne uma crítica? Essa é uma questão importante dentre outras que permeiam o assunto.

Neste artigo, vamos te ajudar a elaborar o feedback perfeito. Continue a leitura para aprender!

5 dicas para dar o melhor feedback a colegas, chefes e funcionários

Lembre-se que o momento do feedback deve ser construtivo para a pessoa. Nada de críticas em excesso ou falar de forma desrespeitosa.

Procure compartilhar argumentos sólidos e claro, que mostrem o que a pessoa fez de certo ou não — além de caminhos pelas quais ela pode melhorar.

Confira mais dicas!

1# Crie um roteiro para iniciar a conversa

O início de um feedback é sempre um pouco estranho, não? Você não sabe por onde começar e nem a pessoa.

Por isso, crie (no papel ou mentalmente) um pequeno roteiro que defina o início do papo. Pergunte sobre o dia ou a semana da pessoa, como ela está se sentindo no trabalho, quais obrigações a mantém mais ocupada e etc.

Além de aliviar o clima, vai deixar a pessoa mais aberta e à vontade para receber o feedback.

2# Mantenha contato visual

Essa não é novidade, mas ainda é muito importante.

O contato visual em um feedback mostra que você está certo e interessado no conteúdo da conversa. Isso pode dar mais confiança para a pessoa absorver as informações e soltar, tornando o papo mais fluido.

3# Descreva em vez de avaliar

Procure não ser um julgador. O feedback é um recurso de construção das virtudes profissionais, não de destruição.

Se há alguma reclamação, descreva o motivo — sem tomar um tom muito avaliativo ou julgador.

Assim, você deixa a conversa mais séria e não atinge gatilhos mentais da pessoa, que podem prejudicar a conversa e seu desempenho posterior.

4# Não se esqueça de ouvir o outro

Ao término, abra para a pessoa discutir o conteúdo do feedback.

Isso é bom, pois promove uma interação bacana entre ambos os lados, o que torna tudo muito mais construtivo e mesmo descontraído.

5# Faça um curso de Gestão Pessoal para aprimorar suas habilidades

Por fim, saiba que a habilidade de lidar com pessoas não é inerente. É um talento difícil de controlar — mas essencial para quem busca ascensão na carreira.

E muito além de feedbacks, significa que você estará apto para liderar equipes e extrair o máximo delas. Habilidades assim você já deve ter visto em chefes ou colegas em cargos superiores.

Alcançar esse patamar (e muito mais!), depende de estudo e dedicação.

No curso de Gestão de Pessoas da Microlins você aproveita toda uma grade de conteúdos que buscam elevar suas capacidades profissionais.

Aprenda a lidar com equipes, dar feedbacks e passar por situações críticas com pensamento racional e estratégico.

Tudo isso aproveitando o método Dinâmica de ensino, que permite estudar onde e quando quiser, sem atrapalhar suas obrigações diárias!

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