Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

As melhores práticas para fazer uma leitura de ninja

leitura

O texto de hoje é para você que está cansado de ler devagar ou já tentou fazer uma leitura mais rápida e não entendeu metade do que estava escrito em um texto.

O nosso nível de leitura evolui com o tempo e melhora com a prática, mas é preciso estar disposto a treinar e incluir técnicas que irão lhe ajudar a acelerar sua leitura e aproveitar o máximo possível do seu tempo.

Vamos lá?

Dicas para melhorar a sua leitura

#1 Concentre-se

É preciso ter em mente que você não vai conseguir fazer várias outras tarefas enquanto lê. Então, deixe de lado o celular, as redes sociais, a TV e o que mais possa tirar a sua atenção enquanto você faz a leitura.

Tudo isso fará com que você foque 100% no conteúdo e não se perca durante a leitura.

#2 Acelere

A velocidade em que você lê será crucial para que você otimize seu tempo. Então, fique atento as dicas para acelerar sua leitura:

  • Tente sempre focar na velocidade, pois a compreensão virá com a prática;
  • Utilize um guia. Pode ser uma caneta ou o seu dedo. Isso fará com que você não se perca;
  • Aumente o seu campo de visão e movimente seus olhos inteligentemente.

#3 Não fique voltando ao que já foi lido

Voltar para rever o que já foi lido torna a leitura mais lenta e prejudica a compreensão. Isso porque o seu pensamento tende a se fragmentar e perder a continuidade e concentração.

Mantenha sempre uma leitura para frente e constante. Caso você tenha esquecido ou não entendido algo que leu, siga o fluxo mesmo assim. Essa dúvidas tendem a ser respondidas mais para frente.

Se isso não acontecer, anote o ponto em algum local e retorne para verificar assim que terminar as páginas pretendidas.

#4 Não leia em voz alta e nem repita mentalmente cada palavra que lê

Ler em voz alta ou mesmo para si mesmo reduz consideravelmente sua capacidade de leitura. Isso porque, como você já deve saber, seu cérebro é muito mais rápido que a sua língua.

A ideia de uma leitura eficaz é passar rapidamente os olhos pelas linhas, sem ficar parando a cada palavra. Ao lê-las em voz alta ou mentalizá-las, uma por uma, você faz justamente o oposto. Assim, obrigue-se a ler em silêncio e acostume-se a captar ideias, e não palavras.

Agora é só colocar todas as dicas em prática e arrasar nas suas próximas leituras. Com o tempo a tendência é que você fique cada vez mais ninja e aproveite ainda mais o seu tempo :)

Até mais e ótimos estudos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados