Assistente de Logística: Tudo que você precisa saber sobre a carreira

assistente-logistica

Qual a função de um Assistente de Logística?

A função de um assistente de logística é colaborar com o planejamento dos espaços e da distribuição de mercadorias, prestando todas as informações necessárias à tomada de decisão sobre operações logísticas, desenvolve atividades ligadas aos recursos de materiais, financeiros e pessoais de uma empresa.

Está sob as responsabilidades de um Assistente de Logística  coordenar os materiais recebidos e enviados dos correios, separar, enviar, receber, conferir e controlar materiais e produtos levando em consideração prazos, solicitar e controlar custos de operações de logística, analisar contratos para otimizar os processos de movimentação, remanejamento e armazenagem de materiais e produtos, agendar e coordenar o motorista da empresa e motoboys, controlar o estoque de todos os clientes, emitir notas de simples remessa para entrada em lojas e enviar materiais, participar no desenvolvimento de estudos e implantação de alternativas de logística, visando adequação de prazos e redução de custos, registrar entradas, saídas e saldos, vistoriando-os quanto à sua integridade física, participar das atividades relativas a compra de produtos, materiais e bens patrimoniais, elaborar roteiros de entrega de materiais, colaborar na organização da armazenagem de mercadorias de modo a facilitar a movimentação, localização e utilização de espaços e controlar a movimentação de cargas transportadas, observando as normas de segurança do trabalho e os cuidados ambientais cabíveis.

O que um Assistente de Logística precisa saber?

Para o exercício da profissão é importante que o Assistente de Logística desenvolva as seguintes características: Disciplina, responsabilidade, lidar com números, paciência, dinamismo, proatividade, boa comunicação, gostar de lidar com pessoas.

Também é importante estar familiarizado com as práticas de logísticas correntes nas empresas. Por isso, recomenda-se a busca cursos de qualificação.

O que esperar do mercado de trabalho e por que devo escolher ser um Assistente de Logística?

Com a política de custos imperando o mercado, os especialistas desta área passaram a ter uma grande importância, pois precisam manter a máquina funcionado.

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, as empresas estão exigindo desses profissionais, estratégias e controles para redução de espaços físico, ela sabe que quanto maior o lugar de armazenamento, mais custo ela terá ao realizar essa operação, por isso que uma das importâncias deste profissional é garantir a otimização e utilização de métodos que facilitem a redução destes espaços.

Outro ponto importante que vale a pena ressaltar, é que se trata de uma atividade altamente valorizada na área comercial, pois funciona como um intermediário entre os clientes e a empresa.

Geralmente a jornada de trabalho de um Assistente de Logística é de segunda a sexta, não podendo ultrapassar 44 horas semanais e a média salarial é de R$ 1.630,00.

Como podemos ver essa carreira é altamente promissora, daí a importância em ser um profissional gabaritado, quanto mais formação e conhecimento ele adquirir, mais sucesso e crescimento ele terá dentro da sua área.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados