Buscando o primeiro emprego: considere ser um Jovem Aprendiz

jovem-aprendiz

Quando se é jovem, ingressar no mercado de trabalho em busca do primeiro emprego pode ser uma tarefa complicada. Sem experiência e sem uma direção certa, seu lugar profissional nem sempre pode começar onde você queria ou que era melhor para você.

Por isso, talvez seja hora de conhecer um pouco mais sobre o programa Jovem Aprendiz.

Microlins Guarulhos

Criado juntamente com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), o programa Jovem Aprendiz oferece uma oportunidade de aprender sobre um trabalho na teoria, com aulas em uma instituição de ensino, e também na prática, ou seja, dentro da empresa que o contratou. Tudo isso feito num máximo de dois anos.

Mas afinal, o que é preciso para ser um Jovem Aprendiz?

  • Estar cursando e ter presença comprovada no ensino fundamental ou médio (melhor ainda se o colégio oferecer o benefício da bolsa-integral).
  • Ter entre 14 e 24 anos de idade.
  • Liberdade para investir de 4 a 6 horas diárias nas atividades do programa.
  • E também não se deve ter nenhum registro profissional anterior na carteira de trabalho.

E como encontrar uma vaga do programa Jovem Aprendiz?

É basicamente o mesmo que tentar encontrar um emprego normal. Apesar de não ser raro de encontrar as vagas expostas em murais ou classificados regionais, hoje em dia o processo é quase que inteiro feito de forma on-line, geralmente no site da própria empresa ou no site oficial do CIEE (Centro de Integração Empresa – Escola).

De qualquer forma, uma ligação para o RH deve sanar sua dúvida.

Como se destacar no recrutamento do programa Jovem Aprendiz?

  • Apresentar um currículo objetivo, verdadeiro e sem erros gramaticais.
  • Ter boas notas e uma boa presença na escola e em outros cursos realizados à parte.
  • Um diploma de um curso de informática, administração ou inglês básico pode dar um up na hora da avaliação pelo RH.

Qual o trabalho de um Jovem Aprendiz?

Para quem busca o primeiro emprego, é uma excelente oportunidade de conhecer os pormenores das áreas de uma empresa e do setor que irá trabalhar. O processo de aprendizagem aborda desde passagens por setores administrativos, como de atendimento e logístico (entre outros).

Por se tratar de meio período, o programa permite um bom tempo para continuar dedicado aos estudos e ainda se especializar com o ensino oferecido.

Além disso, no primeiro emprego, o Jovem Aprendiz tem direito a:

  • 13º Salário.
  • Vale-Transporte.
  • Vale-Refeição.
  • Férias remuneradas.
  • FGTS.
  • Salários de acordo com o mercado de trabalho.
  • Assistência médica e odontológica.

E ainda, é comum que muitas empresas, ao oferecerem a chance do primeiro emprego ao estudante através do programa Jovem Aprendiz, tenham já traçados vários planos de carreira. Assim, o aspirante que se destacar, terá o caminho sedimentado para se firmar e obter sucesso na empresa.

Por fim, para conseguir uma boa vaga em uma empresa grande e respeitada, é preciso também estar preparado. Ter especialização, noções básicas, intermediárias ou avançadas em certa área pode colocar você na frente na hora da entrevista e da escolha.

Para isso, a Microlins oferece uma variedade de cursos elaborados exatamente para quem busca se aperfeiçoar para ingressar no mercado de trabalho em busca do primeiro emprego.

Que tal conferir alguns dos nossos cursos e ficar preparado para ser escolhido pelo mercado de trabalho?

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados