Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Como ingressar no mercado de trabalho em meio à crise

mercado-de-trabahlo

Quando se atravessa um período de crise no país, as pessoas geralmente tomam as mesmas atitudes para ingressar no mercado de trabalho: enviar vários currículos, colocar o currículo em plataformas online, responder aos anúncios da internet e ir a agências de emprego ou dispor seu currículo nos sites das agências.

Obviamente não há nada errado com isso, porém, o ideal é que você tome iniciativas que lhe diferenciem dos demais, para que você tenha menos concorrentes e, assim, mais possibilidades de ser contratado.

Porém, como fazer isso? Trazemos aqui dicas preciosas para você ingressar no mercado de trabalho em meio à crise:

1. Busque pelas empresas que lhe interessam

Ao invés de buscar por vagas na sua área, você pode fazer o caminho inverso, enviando para as empresas de seu interesse uma proposta para trabalhar, especificando o salário que deseja e quais benefícios poderá trazer para a empresa.

Se você possuir experiência, ainda melhor. Caso esteja procurando pelo primeiro emprego, é importante que liste os cursos que fez ou está fazendo e que serão úteis na área em que deseja trabalhar.

Uma proposta bem redigida poderá chamar a atenção de possíveis empregadores, que às vezes apenas divulgam as vagas internamente. A lista das empresas poderá ser pesquisada na internet.

Essa tática funciona muito bem com pequenas empresas, o que não significa que também não possa ser bem sucedida com empresas maiores.

2. Contate quem você conhece

Não se esqueça de deixar seus amigos, familiares, ex e atuais colegas de escola cientes que você está querendo ingressar no mercado de trabalho. A indicação ainda é uma poderosa ferramenta quando se trata de conseguir trabalho.

Pode ser que algum conhecido trabalhe em um lugar onde estejam precisando de alguém que exerça sua função e, dessa forma, poderá lhe auxiliar a ingressar no mercado de trabalho.

3. Usando e abusando do Facebook

Pesquise no Facebook por páginas das empresas que tem interesse e também por páginas relacionadas à sua profissão na cidade ou estado em que mora. Quem sabe se dentro dessas páginas não está a oportunidade que você procura?

4. Torne-se membro de associações de sua área de interesse

Busque por associações que sejam relacionadas com sua especialidade. Dessa forma, você ficará sabendo sobre vagas e eventos em sua área, podendo então participar de seleção de pessoal ou de feiras, por exemplo, nas quais poderá conseguir contatos preciosos e ingressar no mercado de trabalho.

5. Demonstre, em números ou dados, como você poderá ajudar a empresa a lucrar mais ou a gastar menos

Sabemos que todas as empresas, independentemente de sua área de atuação, buscam por economizar e ganhar mais. Em sua proposta ou currículo, especificar como você auxiliou alguma ex-companhia a economizar ou lucrar mais, ou, caso você não tenha experiência, que ideias você possui para fazer com que a empresa aumente seus ganhos ou reduza seus prejuízos é uma verdadeira jogada de mestre!

Conforme você pode perceber, para destacar-se na crise é preciso ser proativo e criativo, buscando inovar e chegar na frente sempre. Porém, e sobretudo, se você nunca trabalhou antes, é necessário que você faça cursos profissionalizantes top de linha para enriquecer seu currículo e fazer com que o mercado de trabalho abra as portas para você.

Nesse quesito, a Microlins conta com diversos cursos profissionalizantes alinhados com as necessidades do mercado de trabalho, com a qualidade e a tradição. Visite nosso site agora e comece a turbinar sua carreira!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados