Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Como o Mindfulness pode ajudar em sua carreira

mindfulnes

O método de meditação conhecido como Mindfulness virou item certo nas agendas de grandes empreendedores e mesmo de grandes empresas. A técnica promete melhorar a atenção dos seus praticantes e costuma ter resultados incríveis nos ambientes de trabalho.

Mas afinal, como o Mindfulness funciona?

Mindfulness

Derivado de uma prática asiática, o Mindfulness é um estado de atenção plena. Seus praticantes aprendem a afastar os estímulos externos, como falatório, sons de celulares ou telefones e mesmo os pensamentos e preocupações referentes ao passado e futuro, para que possa se focar inteiramente no agora.

Como é praticado?

Dependendo da empresa ou da pessoa, as sessões mudam. Mas, geralmente, bastam intervalos de 10 a 20 minutos de pura meditação. Nesse tempo, os praticantes devem tentar limpar sua mente de tudo e concentrar-se nas suas próprias respirações.

Esse exercício de concentração ajuda a aliviar o estresse. Da mesma forma, serve como balança emocional, ajudando a equilibrar seus pensamentos, anseios e preocupações.

O resultado da prática é incrível para quem busca melhores resultados no trabalho e na vida pessoal.

Mas… Incrível como?

Bom, para explicar melhor, nós listamos algumas vantagens para você. Confira:

4 benefícios da prática do Mindfulness para a vida profissional e pessoal

1# Tranquilidade (mesmo no caos)

Além de ter melhor potencial para se recuperar de ocasiões estressantes, os praticantes de Mindfulness também tendem a ser mais calmos durante situações estressantes.

Através da amígdala, que é uma parte de nosso cérebro, vários gatilhos de alerta são ativados em situações de estresse ou perigo. Esse processo desencadeia uma série de emoções como ansiedade, medo ou mesmo raiva.

Pesquisadores, no entanto, encontraram uma tendência entre praticantes de Mindfulness: eles possuem uma amígdala mais “calma”. Isto é, com menos chances de sobrecarregar a mente com emoções em quaisquer situações.

2# Melhora a capacidade da sua memória

Segundo estudo de 2012, praticantes de Mindfulness têm capacidade 16% maior que o normal de conservar registrar temporariamente as informações. Essa “memória do trabalho”, como é conhecida, é muito usada no ambiente profissional.

Essa melhora estimula maior concentração durante as tarefas, pois o profissional perde menos tempo e otimiza sua produtividade.

3# Inteligência emocional madura

Item indispensável para qualquer profissional de alta performance, a inteligência emocional é quem molda seu caráter no ambiente profissional, cujas relações são tão importantes.

Com Mindfulness, você aprende a controlar melhor seu comportamento nas mais diversas situações. Além disso, têm maior poder de entendimento tanto das suas emoções, como dos outros.

Assim, torna-se mais consciente das suas ações e mais capaz de entregar bons resultados.

4# Conquiste uma mente focada

Praticantes de Mindfulness são mais suscetíveis a serem profissionais multi-tasking. Ou seja, que realizam várias tarefas com extrema eficiência. Para isso, no entanto, é necessário que a pessoa não se distraia fácil.

Foi isso que um estudo de pesquisadores da Universidade do Wisconsin provou.

O Mindfulness ajuda os profissionais a se manterem alinhados com suas tarefas, sem que seu foco escoa pelos ralos da distração, desde os mais simples (como a conversa dos vizinhos de setor) até os mais complexos, que vêm da mente.

O Mindfulness é uma prática que, cada vez mais, ganha terreno e também adeptos no mundo profissional. Não por menos, entrega resultados incríveis para produtividade e saúde. Que tal tentar? Temos certeza que serão só benefícios na sua rotina.

E se, além de ser um profissional com atenção plena, você quiser se especializar nas mais diversas áreas profissionais, é só conferir o portfólio da Microlins! São cursos especiais em Gestão, Design, Projetos e muito mais!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados