Centro: 11 2409-1044 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Como organizar as finanças para realizar seu curso em 2019

financas

Se você vive apertado, com a grana no limite, mas tem muita vontade de fazer um curso de idiomas ou profissionalizante, a organização de finanças pode salvar a sua vida!

Muita gente deixa de fazer muitas coisas por falta de organização financeira. Gastos com supérfluos, exageros… quanto mais ganhamos, mais gastamos e isso é natural do ser humano.

Porém, levar a vida dessa forma faz com que as pessoas deixem para trás seus sonhos, pois têm em mente que jamais terão o dinheiro necessário. Se você pensa assim, fique calmo! Nada está perdido! :)

Existem maneiras para organizar as suas finanças e começar a guardar dinheiro para realizar seu objetivo, seja ele qual for.

Elas são bem simples, mas não fáceis, pois afinal, se poupar dinheiro fosse tão fácil ninguém estaria no aperto. Mesmo assim, temos certeza que com dedicação você conseguirá atingir a sua meta, realizar seu curso e ainda viver bem!

Sem mais delongas, confira as dicas que separamos para você.

Organização de finanças: por onde começar?

#1 Saiba quanto você gasta

Sem pensar muito, você sabe dizer o quanto você gasta por mês? Não? Isso é muito comum em quem não costuma fazer o controle de suas finanças.

Muitas pessoas sabem o quanto ganham, mas não fazem ideia do quanto gastam e como gastam esse dinheiro.

Para mudar isso você precisa começar a anotar tudo, isso mesmo, TUDO o que você gasta. Do aluguel ao cafezinho na padaria, do supermercado a pipoca do parque no final de semana.

Pode parecer exagero, mas você poderá se surpreender com o valor gasto em pequenas coisas. No final do mês, a soma total mostrará de fato o quanto você vem custando.

#2 Planeje como vai gastar 

Depois de saber quanto de fato você gasta, é preciso começar a planejar como o seu dinheiro será gasto daqui pra frente.

Elenque tudo o que você tem de despesas fixas mensais (e anuais, caso hajam) e defina as suas prioridades. Coloque os seus objetivos à frente de qualquer outro gasto que não seja realmente necessário e comece a descartar despesas que não são tão relevantes.

Se você tem o intuito de começar o seu curso, foque nele como um dos gastos mais importantes e reorganize suas finanças para que essa meta caiba no seu orçamento.

Depois disso, você precisa continuar acompanhando, anotando e controlando, como no passo 1. Isso será muito importante caso você precise aumentar e/ou diminuir, e remanejar os gastos em determinadas ocasiões.

#3 Tenha uma reserva

A gente nunca sabe o dia de amanhã. Por isso, é muito importante guardar dinheiro, nem que seja bem pouquinho, para eventuais problemas futuros.

Sem esse valor, você acaba ficando a mercê caso algo dê errado no caminho. Então, vale muito a pena abrir mão de certas coisas para conseguir guardar uma graninha.

#4 Dica extra

Existem vários aplicativos muito bacanas para lhe ajudar a fazer o controle das suas finanças. Aposte no GuiaBolso, Mobills, Meu Dinheiro, Organizze, ou vários outros para ficar de olho nos seus gastos em tempo real.

Comece a se organizar hoje mesmo e você se surpreenderá com os resultados. Não temos dúvidas que em 2019 você estará fazendo o curso que tanto sonha. Um abraço e até mais!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados