Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Como se preparar para as novas exigências do mercado?

mercado

Os desafios que permeiam o mercado de trabalho mudam a cada geração. Há apenas vinte anos, por exemplo, o ingresso em um curso superior era garantia praticamente instantânea de um emprego; hoje, com o acesso de milhares de pessoas à faculdade e cursos profissionalizantes, é necessário pensar fora da caixa para encontrar soluções que farão a diferença em sua vida profissional.

O cenário atual e as suas oportunidades

Segundo a Revista Exame, dados da Fundação Getúlio Vargas revelaram que 3 milhões de profissionais com curso superior ingressaram no mercado de trabalho entre 2010 e 2014. Essa fluidez maior de profissionais para as mesmas vagas, ou seja, os mesmos tipos de cargos e funções, fez com que um grau de conhecimento técnico avançado fosse exigido.

O advento de profissionais com mais qualificação também foi responsável pela formulação de novas vagas e propostas de trabalho. Novos campos se abriram e, principalmente por causa da banda larga, hoje já vemos pessoas que trabalham em horários flexíveis, em casa, e em atividades que até poucos anos atrás não eram reconhecidas.

Como se preparar para as novas exigências do mercado?

Se por um lado a competição aumentou, ainda é possível encontrar vagas para as quais faltam profissionais no mercado: são aquelas que exigem maior especialidade. Quando o termo “especialidade” é mencionado ele não significa que o profissional necessariamente tenha que ter feito uma pós-graduação na área, mas que aquele conhecimento tenha que lhe ser familiar, seja através de cursos, workshops ou outros meios comprovados.

Alguns meses de curso podem ser o suficiente para mudar uma faixa salarial e esse fator muitas vezes é negligenciado por muitas pessoas que já estão estabelecidas em suas áreas de atuação.

Mundo web 2.0 e globalização

Todas as profissões acabam lidado com a web, mesmo as mais tradicionais. É impossível ignorar a realidade virtual, inclusive muitas áreas têm segmentos no ambiente online, como a educação, com o ensino a distância. Estamos em contato constante com outros países, seja no intercâmbio de ideias, informações ou produtos, por isso é muito provável que uma empresa peça que os seus funcionários dominem pelo menos o inglês básico.

A importância da prática

Para os iniciantes no mercado de trabalho é necessário saber que o conhecimento só tem valor se colocado em prática. É muito comum alguns estudantes pensarem que ao acabarem os estudos encontrarão rapidamente o emprego de seus sonhos, quando na verdade o caminho para o sucesso profissional é construído aos poucos. Embora haja essa dissociação entre teoria e prática inicialmente, estágios, trabalhos freelancers e trabalhos filantrópicos, por exemplo, são uma alternativa honesta e bem-vista por empresas em todo o mundo.

Instabilidade e oportunidades do futuro

O cenário econômico mundial tende a se desestruturar e se estabilizar com cada vez mais frequência e é importante que o profissional se enxergue como um empreendedor da sua própria carreira, colocando em prática o que aprendeu, criando novas oportunidades para entrada de capital e, acima de tudo, que continue se aprimorando para que as suas ideias acompanhem as flutuações que ocorrem no mercado.

Uma excelente dica para quem quer ganhar destaque no mercado de trabalho são os nossos cursos: a Microlins Guarulhos pensa tanto em preparar profissionais quanto qualificá-los em seus ramos de atuação. Confira agora mesmo.

banner-planejamento-carreira

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados