Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Dicas para os primeiros dias de emprego

primeiros-dias-emprego

Os primeiros dias de emprego costumam ser um pouco tensos para a grande maioria dos profissionais: cheios de dúvidas, é normal bater aquela insegurança sobre como se portar e agir, e isso acontece até mesmo com os mais experientes.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que o ajudarão durante o seu período de experiência. Acompanhe!

Seja você mesmo

Ao entrar em um novo emprego, muitas pessoas possuem o péssimo hábito de inventar histórias ou casos que as fazem parecer superiores, como dizer que dominam uma determinada atividade quando na realidade conhecem somente o básico.

Não tenha vergonha caso não domine um assunto: ser você mesmo significa manter a honestidade e se apresentar como alguém que está sempre disposto a aprender.

Evite atrasos

Chegar atrasado logo nos primeiros dias de trabalho é uma falha que pode comprometer o seu período de experiência. Portanto, programe-se bem quanto a horários, locais e transportes para evitar esses deslizes.

O mesmo vale para ausências: recomenda-se evitar consultas médicas nos primeiros dias de emprego ou quaisquer outras faltas (a menos que seja realmente necessário). Tenha bom senso e avalie a urgência do compromisso que o levará a se ausentar.

Vista-se adequadamente

As roupas são muito importantes para a imagem de um profissional. Se você fez a entrevista na própria empresa, já pôde observar brevemente como as pessoas costumam se vestir. Além disso, dependendo do seu cargo, já é possível ter uma noção prévia sobre o que usar.

Mas se você ainda tiver dificuldades na hora de escolher a roupa adequada, basta ir observando diariamente como as outras pessoas do seu departamento se vestem.

Anote sempre

A menos que você tenha uma boa memória, você não conseguirá se lembrar de todas as informações recebidas nos primeiros dias de trabalho. Portanto, esteja sempre acompanhado de uma agenda ou caderno para anotar questões importantes e evitar fazer perguntas repetidas para seus companheiros de trabalho.

Ouça mais

Por mais que você seja uma pessoa dinâmica e que goste de se expressar, é importante adotar o hábito de ouvir mais, principalmente nos primeiros dias. Essa prática o auxiliará a captar e a compreender melhor todos os assuntos relacionados às suas tarefas.

Evite comparações

Cada empresa e cada trabalho são únicos. Portanto, evite comparações públicas com outras empresas onde você já trabalhou, a menos que a comparação contribua positivamente com seu novo trabalho; por exemplo, dar uma simples opinião sobre uma maneira de organizar processos.

Atenção à linguagem

Evite gírias, vícios de linguagem e, acima de tudo, palavrões. Conversas desnecessárias e piadas fora de hora também são atitudes que devem ser monitoradas pelo profissional. A linguagem corporal também deve receber atenção: esteja sempre atento à sua forma de sentar e andar.

Evite fofocas

As fofocas e panelinhas são atitudes negativas que infelizmente são comuns em muitas empresas. Ao entrar em um novo emprego, procure sempre agir com integridade e fuja das fofocas e dos grupos que estão sempre desprezando o trabalho alheio, os chefes e até mesmo a própria empresa.

Estar atento às dicas citadas acima logo nos primeiros dias de trabalho irá facilitar a sua adaptação e serão pontos importantes na hora de permanecer no emprego após o período de experiência.

Vale destacar que essas dicas devem ser seguidas não só nos primeiros dias, mas também durante o tempo que você permanecer em um emprego: elas serão importantes na construção da sua imagem profissional.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e prepare-se para entrar no mercado de trabalho.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados