Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Estudo diário: como se tornar uma pessoa mais regrada

1

Para quem está no meio do semestre de um curso profissionalizante, manter a atenção no  estudo é um desafio. Muitas vezes, o problema está na própria rotina pessoal, que mistura a carga de trabalho com compromissos sociais. Outras vezes, o problema está na falta de organização.

E isso pode ser muito prejudicial para o aprendizado.

Em cursos, especialmente os profissionalizantes, a atenção é necessária para absorver todo conteúdo prático e técnico ensinado. Já o estudo reforça os conhecimentos e prepara o aluno para as provas e trabalhos, qualificando-o para um melhor futuro profissional.

Porém, como atingir esse patamar de concentração e dedicação, ainda mais com tantos obstáculos no dia a dia? Para ajudar você a se tornar uma pessoa mais regrada na hora do estudo, trouxemos algumas dicas. Confira!

5 passos para você melhorar sua rotina de estudo

Cursos profissionalizantes costumam ter períodos onde o estudo de temas complexos é constante. Perder o fio da meada sobre estes conteúdos pode prejudicar seu desempenho, baixar suas notas e complicá-lo no futuro.

Confira como se tornar uma pessoa mais regrada e ajustar seu estudo diário!

Mantenha a disciplina

A disciplina é essencial para quem busca melhorar na hora do estudo.

Mas como? Afinal, a disciplina é um conjunto de atitudes. Normalmente, não basta querer ser mais disciplinado, mas realmente se dedicar a isso. Então, como mudar essa chave?

Acontece que a disciplina se conquista com esforço. Você deve entender qual sua ambição e os objetivos que quer alcançar. Ter isso em mente (ou anotado na porta da geladeira ou escrivaninha do quarto) já define um ponto de chegada.

Agora, você deve se esforçar para chegar no nível necessário para atingir suas metas. No caso, o esforço se resume em estudo, determinação para aprender mais e dominar os conteúdos.

Cronograma de estudos e tempo mínimo diário

O próximo passo é determinar um cronograma de estudos possível dentro de sua rotina.

Talvez você tenha que otimizar seu dia a dia, excluindo tarefas secundárias e que tomam tempo, em nome de mais tempo de estudo.

Então, reserve um tempo mínimo diário para leitura e resolução de exercícios. O ideal seriam de 2 a 4 horas, priorizando as matérias que você mais tem dificuldade.

Varie as matérias estudadas

Como mencionamos, é importante que você não foque em apenas uma das matérias. Por mais que você tenha maiores dificuldades em uma delas, procure não exagerar e investir todo o seu tempo apenas nela.

Um esquema de priorização é o ideal, pois não torna o conteúdo maçante e otimiza sua memorização do que foi estudado. Além disso, faz com que você estude todas as matérias que possui dificuldades.

Procure outros formatos de conteúdo

Uma estratégia que cada vez mais ajuda estudantes é aproveitar a hora do estudo para consumir diferentes conteúdos didáticos.

Documentários, vídeo-aulas e mesmo podcasts são alternativas que variam do simples ato de ler o conteúdo em livros. Além disso, a interatividade pode potencializar seu aprendizado e ajudá-lo na memorização de conceitos.

Não se esqueça da revisão (e não deixe tudo para a última hora)

Por fim, lembre-se de definir um momento na semana de estudo para a revisão do conteúdo. Isso pode sanar dúvidas que sobraram dos estudos realizados, além de dar um gás na memorização de conteúdo.

Uma última dica importante é: não deixe tudo para a última hora! A organização é essencial para quem busca melhorar a rotina de estudo e tornar-se uma pessoa mais regrada. Sem isso, você corre o risco de prejudicar seu aprendizado, tirar notas baixas e não aproveitar o conteúdo especializado de um curso profissionalizante.

E então, gostou das dicas? Venha conhecer alguns cursos profissionalizantes onde o método de ensino dinâmico lhe permite conciliar vida pessoal e acadêmica! Dê uma olhada nos cursos da Microlins!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados