Guia do Gestor 2020: o que os colaboradores esperam de você?

american_blond_hair_breakfast_meeting_caf_cheerful_coffee_coffee_cup_coffee_shop-1542787

Para 2020, o gestor deve ser um profissional muito mais inclusivo e atento ao aspecto humano. Pelo menos, é o que as tendências da área mostram. Há alguns anos, o título de “chefe” foi rechaçado nas áreas administrativas das empresas, que buscam desde lá assumir uma posição de liderança. O objetivo é minimizar atritos e potencializar o trabalho em equipe para conduzir o time em uma jornada de grandes resultados. Mas… Como alcançar esse patamar?

Primeiro de tudo, escolher uma carreira na área de gestão de pessoas se trata de comandar um time em busca das metas definidas pela empresa. Seu estilo de liderança, porém, é algo desenvolvido com o tempo e com as competências conquistadas.

Afinal, um gestor à moda antiga pode ainda ser eficiente? Sim, mas daqui para frente suas chances de prosperar podem diminuir. Essa constatação tem a ver, principalmente, com o perfil dos trabalhadores.

Se trata de uma nova geração, a geração X e, logo mais, a Y, que possui diferentes objetivos de vida e vivência únicas — como sua inserção no mundo digital logo cedo.

O mercado acompanha esse movimento: cada vez mais, os gestores deverão estar em sintonia com os anseios de sua equipe, nivelados geracionalmente. No entanto, o gestor do futuro deve ter a caixa de ferramentas completa para lidar com os problemas de um mundo moderno.

Altas demandas, agilidade, atenção à experiência do cliente e tudo mais.

O gestor do futuro deve saber conciliar esses conhecimentos e praticar uma administração moderna, inclusiva e participativa. Ele deve liderar uma equipe, incentivando-os e motivando-os a conquistar, a cada dia, novos parâmetros.

Quer entender como se tornar esse tipo de gestor? Continue a leitura conosco!

5 pontos essenciais que devem compor o perfil do gestor em 2020

Você quer aperfeiçoar o seu perfil de gestor para arrasar nos resultados em 2020? Ótimo! Essa é uma jornada possível e com esforço e vontade de aprender, você com certeza vai expandir seu leque de conhecimentos e habilidades. Confira as principais!

1# Empatia

As atuais gerações são muito vocais e abertas: em geral, gostam de falar sobre seus problemas e não têm problemas em perguntar. Por isso, como gestor, você deve aproveitar esses momentos e mostrar empatia.

Coloque-se no lugar do seu funcionário e entenda a dificuldade que ele está passando. Se é no trabalho, como ajudá-lo a sair dessa? Como fazê-lo transformar isso em insumo para potencializar sua produtividade?

Esse tipo de dinamismo é essencial. E se engana quem pensa que se aprende apenas com o tempo. No curso Gestão Empresarial Jr. da Microlins por exemplo, a empatia faz parte de toda grade de conteúdos mais gerenciais.

2# Paciência

A paciência é uma virtude, já diriam os mais velhos…

E estavam absolutamente corretos! Na verdade, quando falamos de paciência, o intuito é apontar para a importância da Inteligência Emocional na sua carreira como gestor.

No caso, trata-se de entender o ambiente de trabalho como algo baseado em tomadas de decisões. Estas, por sua vez, precisam ser guiadas pela razão, pela experiência e, hoje em dia, pela capacidade analítica de seus gestores.

Portanto, trata de encarar as situações com o olhar mais racional possível. Isso pode lhe levar longe na carreira!

3# Entender como criar e fortalecer uma boa cultura organizacional

Afinal, você sabe o que é uma cultura organizacional? Está aí algo que todo gestor do futuro deve entender, de ponta a ponta.

Aqui, reside a habilidade de comandar todas as partes de um setor para que ele funcione em harmonia. Muito mais que prazos, falamos do clima entre a equipe, o senso de companheirismo, o senso de responsabilidade com as demandas, a liberdade dos funcionários em proporem mudanças e procurarem, juntos, melhorar o ambiente de trabalho.

Por trás disso tudo, está um gestor antenado e ligado, que consegue manter esse espírito de união.

Esse tipo de habilidade é fruto, principalmente, do seu conhecimento teórico sobre pessoas.

Por isso, para aperfeiçoar esse lado como gestor, uma boa alternativa é considerar o curso de Gestão de Pessoas da Microlins.

4# Proatividade

No mundo moderno, as demandas surgem em uma velocidade nunca antes vista.

Sem proatividade, problemas que antes pareciam inofensivos, podem se acumular e resultar em uma grande dor de cabeça. Por isso, é essencial que o gestor de 2020 tenha em mente que cabe a ele ou resolver as pendências, ou organizá-las e direcioná-las a equipe.

Eficiência se trata disso: aparar arestas dentro do setor, garantindo pleno funcionamento dos processos. Dessa forma, você reduz os erros e aumenta a assertividade da equipe.

5# Habilidades generalistas

Por fim, é essencial que o gestor do futuro entenda a importância de ser um generalista. Ou seja, alguém que conheça o máximo possível de vários temas. Assim, além de ter o perfil ideal para promoções na área de gestão, você tem os recursos para conduzir qualquer demanda.

Uma dica para expandir os conhecimentos é apostar na qualificação profissional.

O curso de Gestão Empresarial Essencial da Microlins se preocupa em transmitir conhecimentos agregadores ao profissional, complementando seu currículo e expandindo sua expertise.

E para você, quais as habilidades indispensáveis para o gestor do futuro? Deixe nos comentários!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados