Mudança de carreira depois dos 30: por que não?

mudanca-carreira

Desde pequenos somos constantemente questionados sobre qual carreira pretendemos seguir no futuro. Ao terminar o ensino médio, no momento do vestibular, somos pressionados a ter em mente o que queremos ser para o resto de nossas vidas.

Por esse motivo, muitas pessoas acabam escolhendo uma profissão por impulso, sem ter certeza de fato de suas verdadeiras pretensões e ambições.

O resultado disso é um mercado com profissionais que não são realizados em suas carreiras, realidade esta que faz parte da vida de aproximadamente 72% dos brasileiros.

A vontade de mudar de carreira

Essa insatisfação com a profissão escolhida pode o gerar desejo de “abandonar tudo”, mudar de carreira, seguir novos rumos. Porém, muitas pessoas, principalmente quando já passaram dos 30 anos, sentem-se inseguras em largar suas profissões e abrir mão da estabilidade profissional.

Mas fique calmo. Se você está passando por essa situação, fique sabendo que mudar de carreira depois dos 30 não só é possível, como também pode transformar a sua vida para sempre.

Como se preparar para a mudança

Antes de sair pedindo demissão da empresa em que você trabalha, é necessário seguir algumas etapas para que a mudança não gere frustrações.

Faça uma lista

Anote tudo o que você gosta e o que você não gosta no emprego atual. Com isso você terá noção das verdadeiras razões para larga-lo, dos prós e dos contras, e onde você quer chegar com a sua decisão.

Além disso, liste todas as suas aptidões. Anote todas as coisas em que você é bom, tem domínio, facilidade. Assim você poderá descobrir algo que lhe gere renda e te proporcione realização pessoal ao mesmo tempo.

Prepare-se financeiramente

Abrir mão de um emprego e dar início em uma carreira completamente nova pode lhe custar bastante tempo e investimento. Por isso, é muito importante que você tenha uma boa quantia de “reserva”, para que não haja sustos durante a transição.

Procure ajuda de um profissional

Um coach ou um psicólogo poderá te dar o suporte necessário durante a mudança de carreira. Além de lhe ajudarem promovendo um equilíbrio emocional, eles poderão lhe guiar identificando suas potencialidades.

Amplie sua rede de contatos

No mundo dos negócios ter contatos é tudo! Procure por profissionais que tenham valores parecidos com os seus, mesmo que eles sejam de mercados diferentes, e conecte-se. Eles poderão abrir as portas para você nas empresas em que trabalham.

Capacite-se

Independente da área que você decidir atuar, ter uma capacitação é muito importante para ampliar seus conhecimentos e abrir os olhos para o novo mercado.

Existem cursos excelentes e com preços acessíveis para quem busca profissionalizar-se. É um investimento que você estará fazendo para iniciar com tudo nessa nova etapa da sua vida.

Corra atrás do seu sonho

Por fim, é preciso ter em mente que, seja depois dos 30 anos, ou em qualquer fase da vida, nunca é tarde para mudar de carreira e correr atrás dos seus objetivos.

Saia da sua zona de conforto e prepare-se para todas as adversidades que poderão surgir durante a caminhada.

Confie no seu potencial e não se preocupe: nenhum passo que você der será definitivo. Se você fizer tudo corretamente, mas ainda assim resolver voltar atrás, você sempre terá portas abertas para continuar.

E claro, se você uma qualificação de qualidade para entrar com tudo na nova fase da sua vida profissional, dê uma olhada nos cursos da Microlins! Feitos na medida para quem busca o sucesso na vida!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados