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O poder do hábito: como se tornar um profissional organizado

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As obrigações do dia a dia, a correria, os prazos acabando, o desafio de atingir as metas… Tudo isso cerca as pessoas em sua rotina de trabalho, vários objetivos importantes que parecem ser impossíveis de realizar. Porém, para um profissional organizado, nada disso é um obstáculo.

O sucesso profissional depende de uma união de esforços de cada indivíduo. Um deles, muito importante para a evolução na sua carreira, é a organização.

Com demandas cada vez mais complexas e multitarefas, que exigem tanto funções estratégicas como operacionais, é obrigação do funcionário buscar ser um profissional organizado.

Alcançar esse patamar não é fácil, pois é necessário livrar-se de vários vícios, como:

  • Procrastinação;
  • Preguiça;
  • Desatenção.

Porém, as recompensas ecoam até mesmo na vida pessoal, melhorando tanto sua produtividade, como contribuindo para um raciocínio lógico mais apurado e, por que não, melhores hábitos de vida.

Quer entender como mudar sua forma de trabalho? Confira as dicas!

5 passos para você se tornar um profissional organizado

O profissional organizado de hoje entende que deve ser multitarefa. No entanto, é preciso entender as próprias limitações e saber que, com organização, é possível realizar todas as tarefas pendentes.

Como se tornar esse profissional? Siga esses passos:

1# Faça uma lista de tarefas diárias, semanais e mensais

A organização começa no papel (ou no smartphone): use uma agenda, calendário ou aplicativo de organização pessoal para alinhar suas tarefa, separando-as por espaços de tempo que lhe ajudem a ter uma visão ampla de como será sua rotina.

Portanto, uma agenda de tarefas que detalhe suas dias, semanas e meses é uma boa.

À princípio, parece bastante trabalho, mas com o tempo se torna uma ação automática.

Assim, você ganha mais eficiência produtiva e se sai melhor com os prazos, antecipando entregas ou mesmo problemas que, lá na frente, poderiam complicar.

2# Defina urgências com base em prioridades

O acúmulo de trabalho pode prejudicar sua reputação. Como um profissional organizado, você deve saber quais tarefas exigem mais tempo e são mais importantes para sua empresa/seu crescimento.

Portanto, ao criar sua lista de tarefas, não se esqueça das prioridades!

3# Estabeleça uma rotina própria

Até certo ponto, ter uma rotina é algo positivo na vida do profissional organizado.

Assim, tarefas e compromissos recorrentes (reuniões, checklists, relatórios) são padronizados, o que aumenta sua rapidez ao concluí-los e abre mais espaço no seu dia para demais obrigações.

4# Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado

Nenhum profissional organizado deixa que sua estação de trabalho seja uma bagunça.

Além de demonstrar uma má imagem perante colegas e superiores, pode realmente atrapalhar sua rotina profissional, ocasionando atrasos.
Isso se estende não apenas à mesa ou bancada, mas também ao computador profissional.

Procure organizar seus arquivos (digitais ou não) em pastas identificadas, com acesso fácil, por exemplo.

5# Crie metas próprias para seu avanço profissional

Um profissional organizado sabe onde quer chegar.

Portanto, estabeleça suas próprias metas profissionais (com prazos, necessidades e etc) e mantenha-as sempre por perto, lembrando-o de tomar os passos necessários.

Também faça questão de acompanhar seu avanço com, por exemplo, o uso de um checklist semestral para entender quais pontos foram atingidos, quais não foram e quais os próximos passos a serem tomados.

Viu só como se tornar um profissional organizado é possível? Para atingir suas metas, organização e capacitação são as soluções. Quer entender como se tornar um profissional não apenas organizado, mas completo? Faça um curso da Microlins!

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