Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

O que é cultura organizacional e o que você deve saber sobre

organizacional

A cultura organizacional é um conceito que, muitas vezes, pode não ser de conhecimento de quem é novo no mercado. A verdade é que esse pequeno detalhe pode fazer toda diferença para sua carreira, pois vai definir se você é o profissional ideal da empresa que está trabalhando — e se ela vai contribuir para seu crescimento.

O que é cultura organizacional?

Uma empresa não é feita apenas de setores e processos que os ligam.

Em um negócio, o dia a dia é recheado de deveres profissionais, mas em sua maioria realizados por pessoas. E são elas que definem o que é a cultura organizacional.

O termo refere ao tipo de cultura que impera dentro do ambiente de trabalho. Tudo conta: o dress-code, o local da empresa, o layout das salas (e setores), a decoração, a forma que os colegas de trabalho falam com o outro e, principalmente, falam com os clientes, a maneira que os chefes lidam com os colaboradores e parceiros, a forma que a empresa faz a seleção de talentos e conduz suas entrevistas, quem é contratado e quem é demitido…

Deu para perceber que a lista é grande, né?

Fato é que a cultura organizacional é definida pelas pequenas e grandes ações que ocorrem no ambiente de trabalho — e a consistência delas.

Dessa forma, é possível traçar um perfil e entender qual a cultura organizacional que impera no seu local de trabalho.

Por exemplo, em uma startup, a tendência é que o ambiente seja flexível para várias questões, como horário ou dress-code, mas a exigência de performance seja acima da média.

Da mesma forma, é possível que em uma empresa de maior porte e mais tradicional a cultura organizacional diferente. Uniformes e horários restritos, mas a exigência de performance seja um pouco menor, pois cada entrega passa por vários setores e muitas camadas de aprovação.

O conceito também vai de encontro com os critérios que as empresas usam para contratar novos funcionários.

Afinal, elas procuram por profissionais que se encaixem na sua cultura organizacional e que agreguem à ela. Por isso, muitas vezes a cultura de uma empresa molda seus processos seletivos.

Conhecendo a cultura de uma empresa antes de trabalhar nela

Para quem está na porta de entrada do mercado de trabalho, a qualificação é o foco principal. Estar apto para o primeiro emprego é muito importante e pode moldar o resto da sua carreira.

No entanto, o assunto da cultura organizacional não deve ser esquecido e, antes de qualquer entrevista, é essencial que você entenda os pilares culturais da empresa.

Por que?

O mercado de trabalho é uma via de mão dupla: você entrega produtividade, know-how e execução para a empresa; enquanto ela fornece subsídios e oportunidades para você crescer.

Uma empresa com uma cultura organizacional mais adequada ao seu perfil vai aproveitar muito mais do seu potencial — e você do dela!

Assim, a relação é muito mais proveitosa e o crescimento é mútuo.

Agora, em um cenário contrário, onde o seu perfil não se encaixa na cultura organizacional da empresa, essas metas ficam mais distantes e travadas.

No entanto, isso não quer dizer que você não se encaixará em uma vaga apenas por conta de incompatibilidades na cultura do negócio. É possível que você se adéque a ele — e de certa forma, o mude, mas o caminho é um pouco mais complicado.

Como entender a cultura organizacional de uma empresa (sem trabalhar nela)?

Caso você esteja diante de propostas de entrevistas e processos seletivos, é importante conhecer (mesmo que por cima), a cultura organizacional dessas empresas.

Mas como fazer isso sem nem mesmo fazer parte da rotina delas?

Hoje em dia, as empresas disponibilizam várias informações que podem ajudar você a traçar um perfil cultural.

Investigue as redes sociais da empresa, qual a linguagem utilizada nas postagens? Quais os assuntos abordados? Há posts que abordam o dia a dia das equipes?

Em uma breve verificação já é possível entender como a relação com os funcionários funciona.

Além disso, procure no site a Missão, Visão e Valores do negócio. Essas definições podem conduzi-lo a um maior entendimento da rotina empresarial — e também se você se vê confortável atuando nela.

Entendeu como a cultura organizacional é importante, tanto para o negócio como para seu futuro profissional? Esperamos que sim!

Para mais conteúdos sobre o mercado de trabalho, continue acompanhando o blog! E se você busca por qualificação, dê uma olhada nos cursos disponíveis da Microlins!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados