Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

O que fazer quando você não se enquadra no time de trabalho?

time-de-trabalho

Como anda seu processo de adaptação ao novo trabalho? Anda com problemas para se encaixar no time, desempenhar bem sua função e superar as expectativas? Além disso, todos esses problemas estão lhe deixando com a dúvida:

É a decisão certa continuar trabalhando aqui?

Se a resposta para alguma dessas perguntas é positiva, talvez seja uma boa ideia continuar lendo este artigo.

Primeiro de tudo, é importante dizer que a situação não é culpa sua.

Claro, há pontos que você pode trabalhar que melhorem sua situação. Mas lembre-se que entrar em uma nova empresa realmente causa um choque cultural, social e principalmente profissional.

Se você estiver passando por isso e se sentindo desconfortável com o time no trabalho, talvez seja a hora de rever alguns pontos em seu comportamento, alinhamento profissional e mesmo currículo.

Deixar que a situação escale pode ser muito ruim para sua carreira, afetando não apenas seu ânimo, mas dando combustível para que desentendimentos surjam ao longo do seu tempo na função ou na empresa.

Como evitar isso e se encaixar na equipe? É o que vamos explorar. Continue a leitura para conferir!

4 passos para reencontrar seu lugar no time de trabalho

Ao chegar em um novo emprego, tudo é diferente: seus colegas e as relações entre eles; as liberdades e restrições definidas pela empresa; o jeito de realizar a gestão, entre outros pontos.

Tudo isso pode influenciar seu trabalho, prejudicando seu desempenho e alinhamento com o time. Entenda como reverter a situação e se enquadrar no trabalho!

Procure entender e absorver a cultura organizacional

A cultura organizacional diz respeito a todos os processos que acontecem na empresa.

O estilo de gestão, a forma com que lida com liberdades e restrições, o jeito de exige suas demandas e também as entregas, os critérios para avaliar novos talentos…

Enfim, tudo que compõe a rotina da empresa faz parte da sua cultura organizacional

Em algumas empresas, como startups, ela pode ser um tanto diferente do convencional: mais livre nos costumes (sem dress code, horários flexíveis), mas também mais puxada (a exigência por resultados é bem alta).

Já o convencional diz respeito às empresas tradicionais, com costumem mais conservadores e uma busca constante por resultados, mas que não é tão apressada.

O primeiro passo para se adequar à rotina do seu time no trabalho é entender a cultura organizacional.

O que você gosta nela? O que não gosta? Como pode melhorar esses pontos negativos?

Absorva tudo isso e então comece a tentar se adequar às normas do local.

Converse com seu superior para entender seu momento

Outro ponto é que você não pode excluir a comunicação de suas ferramentas.

Nesse caso, uma conversa com seu chefe pode ser muito boa para tranquilizá-lo quanto às exigências do time e do trabalho.

Procure entender o que falta em suas entregas e como você pode contribuir mais, aproximando-se do perfil de colaborador ideal!

Conheça seu time de trabalho

Busque conhecer mais os profissionais que compõem o seu time. É bom procurar uma relação amistosa com todos que fazem parte do seu dia a dia — entender suas preferências é um primeiro passo para isso.

Com certeza essa sintonia vai agregar em seu trabalho e torná-lo mais apto para atuar em equipe.

Busque atualização profissional

Por fim, saiba que muitos dos problemas de enquadramento nos times de trabalho podem ter relação com seus conhecimentos.

Muitas vezes, você e o resto da equipe falam “línguas diferentes”, o que compromete a qualidade final do trabalho e sua relação com o time.

Uma ótima solução é buscar atualização profissional. Que tal uma graduação, pós ou uma alternativa mais prática e barata como um curso profissionalizante?

Com mais conhecimento técnico na bagagem, seu fluxo de trabalho em equipe só melhora, assim como suas entregas.

A Microlins é uma das instituições que pode ajudar você a conquistar esse objetivo.

Os cursos profissionalizantes possuem grades completas e inovadoras, tudo por um preço bem bacana e um método de ensino dinâmico — você estuda onde e quando quiser. Quer conferir os cursos da Microlins? Tem conhecimento para TODAS as áreas!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados