Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Como utilizar o tempo na internet a favor do seu futuro profissional

internet

Vivemos em um tempo de amadurecimento dos meios de comunicação e do uso da internet que hoje é muito mais acessível do que há 10 anos; mais tecnologia, mais responsabilidade! Essa é a premissa do século XXl. Professores em todo o mundo têm que lidar com o crescente déficit de atenção proporcionado pelas mídias digitais e o uso contínuo pelos jovens; felizmente sabemos que é possível aliar internet e aprendizado de uma forma muito eficiente. Os mitos de que o ambiente online serve apenas para distrair, que a nossa memória está se tornando pior, e que tecnologia está afastando as pessoas, devem ser rompidos imediatamente. Veja agora algumas dicas para que o tempo que você passa online possa trabalhar a favor da sua qualificação e do seu futuro profissional:

Utilize as redes sociais para expandir seus conhecimentos

Redes sociais estão cheias de conteúdo significativo (mesmo que pareça difícil de acreditar) desde que você acompanhe os assuntos certos. A maioria das pessoas presta atenção somente ao conteúdo que as suas próprias amizades publicam, entretanto, existem páginas e pessoas que falam sobre empreendedorismo, vagas de emprego, sustentabilidade, arte, e outros tantos assuntos que podem ser interessantes.

Acompanhe pessoas e conteúdos nas redes sociais que versem sobre temas que você tenha interesse ou esteja pesquisando; normalmente links para pesquisas, artigos e matérias recentes são descobertos assim.

Liste blogs e sites para acompanhar diariamente

Faça uma lista com os sites, blogs, perfis e páginas nas redes sociais que possuem conteúdo relevante para acompanhar diariamente. É importante manter-se atualizado e não se perder em meio a tanta informação. Por isso, esteja atento ao conteúdo que realmente importa.

Tenha tempo para o novo

Reserve um tempo do dia para descobrir algo novo. A “paixão” por novos conteúdos é o que transforma pessoas em bons pesquisadores. Ouça novas músicas, procure por filmes, séries, artigos e livros diferentes dos que já está acostumado. Ao final da semana, se houver visto algo novo todos os dias, você terá mais referências e estará um passo à frente.

Programe o seu tempo na internet

Já teve a sensação de estar conectado por horas e ter navegado em muitas abas, mas ao final do dia não ter feito nada? A ciência explica: navegar entre abas causa sensação de euforia no cérebro e também faz com que percamos a concentração, por isso é comum o pensamento: “o que eu ia pesquisar mesmo”?

Você deve minimizar esses efeitos para que o tempo seja aproveitado da melhor maneira. Faça um cronograma de ações ao utilizar a internet listando o que deve ser feito, inclua também quanto tempo você pode passar divagando vendo sites de humor, jogos e vídeos aleatórios.

Utilize recursos audiovisuais para aprender

Não se aprende somente com leitura de livros, também se aprende muito assistindo e ouvindo a informação; portanto, utilize todos os recursos audiovisuais a seu favor: assista filmes com o tema de sua pesquisa, ouça podcasts, baixe aplicativos. A informação felizmente pode acompanhá-lo a todo o lugar desde que haja foco e dedicação ao aprendizado.

O que você faz para aproveitar mais o seu tempo online? Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados