Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Oportunidades que os brasileiros perdem por não saber falar inglês

inglÊs

Até uma década atrás, o domínio da língua inglesa ainda era visto como um diferencial, mas na realidade dos dias atuais o inglês é atributo necessário e indispensável, principalmente para os profissionais que não querem perder oportunidades em um mercado de trabalho tão acirrado e competitivo. Pois a fluência em inglês é praticamente um requisito mínimo para as melhores vagas nas empresas.

Não saber falar o idioma tem sido um empecilho para muitos brasileiros, chegando ao ponto de lhes tirar grandes oportunidades tanto no mercado de trabalho nacional quanto internacional, tendo em vista o significativo crescimento nas relações comerciais entre diferentes países e a transformação d língua inglesa em “universal”. A falta de domínio do idioma torna o profissional limitado, segundo os contratadores das empresas.

Reunimos algumas das principais oportunidades que os brasileiros perdem por não saber falar inglês. Continue a leitura para conferir!

1. Estudar ou trabalhar em outro país

As chances de se conseguir um visto de trabalho ou estudo em outro país são exponencialmente reduzidas para quem não sabe falar inglês fluentemente, pois esta é uma das exigências mínimas das empresas ou universidades. Quem decide fazer um mestrado ou doutorado em uma universidade no exterior, como nos Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Inglaterra, por exemplo, precisa ter domínio sobre o idioma já que as palestras, aulas e atividades não serão legendadas em português.

2. Receber os maiores salários

Segundo uma pesquisa realizada em 2015 pela Catho, uma das maiores plataformas de gerenciamento de oportunidades de empregos do país, os maiores salários oferecidos pelas empresas estão reservados aos profissionais bilíngues ou trilíngues. Os valores podem chegar a até mais do que 50% do que para quem tem conhecimento básico na língua inglesa.

3. Aproveitar viagens e passeios turísticos

Por mais que existam guias turísticos em viagens para outros países, não há como pedir para que eles traduzam todas as interações e conversações durante 24 horas por dia, não é mesmo? Não saber falar inglês tira grande parte da experiência de se viajar para o exterior, além de fazer com que a pessoa pague aqueles “micos” básicos e constrangedores, como na hora de pedir comida em um restaurante.

4. Crescer profissionalmente dentro da empresa

Muitos artigos e materiais de estudo importantes para se crescer profissionalmente são textos completamente redigidos em inglês sem disponibilidade em português, o que limitará a carreira de quem não entende o idioma. Se existirem oportunidades de viagens a serviço da empresa em outros países, certamente elas serão ofertadas a outro profissional que seja fluente na língua inglesa, já que ele estará habilitado a ter contato com clientes estrangeiros que não falem o nosso idioma.

Além disso, será impossível fazer cursos ou assistir palestras que não sejam legendadas ou tenham tradução simultânea para português.

5. Trabalhar em empresas multinacionais

Você pode ser um profissional altamente qualificado, com anos de experiência em sua área e dezenas de cursos e certificações relevantes, mas na hora que a grande oportunidade de trabalhar na multinacional de seus sonhos surgir e você não souber falar inglês, a vaga será ofertada a outro candidato até menos experiente do que você caso ele seja fluente no idioma.

Como dissemos anteriormente, o inglês é considerado uma língua universal no mercado de trabalho, portanto, são muitas as empresas multinacionais que priorizam a fluência na língua como um requisito obrigatório para seus colaboradores. Dentre os setores comerciais que mais são “afetados” por esta exigência estão as áreas de tecnologia, marketing, vendas, comércio exterior (por motivos óbvios), contabilidade, gestão, produção de conteúdo, entre muitas outras.

São muitas as oportunidades que você perde por não falar inglês. E quanto ao lado positivo de saber o idioma? Conheça cinco vantagens de fazer um curso de inglês.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados