Por que a qualificação é imprescindível para o empreendedorismo

empreendedorismo

O empreendedorismo nunca foi tão abordado quanto nos últimos tempos. Seja pelas facilidades de abrir um novo negócio, pela realização de um sonho ou simplesmente pela necessidade financeira. O fato é que cada vez mais as pessoas estão buscando criar seus próprios negócios.

No entanto, o que muitos não sabem é que para empreender com sucesso não basta apenas uma boa ideia. É preciso se preparar buscando pela qualificação profissional que dará embasamento para tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática.

Mas afinal, por que a qualificação é tão importante para o empreendedorismo? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto.

A falta de qualificação no empreendedorismo

É fato que o empreendedorismo se fortaleceu no Brasil nos últimos anos, contudo esse crescimento acabou expondo alguns problemas de desenvolvimento empresarial. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Endeavor Brasil em apoio com a Ibope Inteligência, atualmente existe um grande déficit educacional a ser suprido dentro do empreendedorismo.

No geral, os maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros estão relacionados à falta de qualificação em áreas como gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração de negócio. Além disso, muitos profissionais acreditam que o empreendedorismo é algo da natureza individual de cada um e, portanto, acabam deixando a qualificação como segundo plano.

Qualificação para empreender

O sucesso no empreendedorismo está em saber transformar uma ideia criativa em um negócio que seja economicamente sustentável, ou seja, conseguir fazer com que a sua ideia se torne um negócio criativo e lucrativo.

Desta forma, antes de tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática, é preciso buscar pela qualificação e conquistar determinados conhecimentos que serão essenciais para o sucesso de um negócio. Alguns desses conhecimentos são:

Contábeis

Conhecer o básico de contabilidade irá trazer conhecimentos que irão auxiliá-lo desde a abertura da empresa, até as demais obrigações fiscais.

Gestão Empresarial

Ter conhecimentos sobre as estratégias do negócio, saber criar e administrar um fluxo de caixa, controlar sua movimentação financeira e saber gerenciar a saúde financeira da empresa, são essenciais para não comprometer o empreendimento e garantir a sua sustentabilidade e lucratividade.

Gestão de Pessoas

Buscar por conhecimentos de liderança também é um dos melhores investimentos que um empresário pode fazer para impulsionar o seu negócio. Isto significa que para uma boa gestão de equipe, o profissional deverá ser qualificado para gerenciar pessoas e equipes e ir além dos conceitos técnicas da área em que atua.

Informática

Atualmente grande parte dos processos são automatizados e a utilização da tecnologia está presente em todas as empresas, desde o envio de um e-mail até o sistema de gestão. Isso significa que todo empreendedor deve buscar por conhecimentos em informática para ter a gestão em suas mãos.

Inglês

Todo profissional de sucesso necessita ter bons conhecimentos em inglês, seja para fazer negócios com pessoas de outros países ou até mesmo para compreender diversos termos utilizados no mundo dos negócios que são conhecidos apenas em inglês.

Conhecimentos específicos

Dependendo do nicho que o negócio estará inserido é preciso buscar qualificações em áreas específicas. E neste caso, quanto mais o empreendedor dominar a sua área, maiores serão as chances de se obter sucesso em seu negócio.

Empreender é um passo muito importante para a economia do país, além disso, é também um dos melhores caminhos para se realizar profissionalmente e pessoalmente. Mas para que o empreendimento realmente gere sucesso, é preciso investir em capacitação.

E você, quer se preparar para empreender com sucesso? Conheça os cursos profissionalizantes da Microlins Guarulhos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados