Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

PowerPoint – A apresentação é a alma do trabalho

PowerPoint

Apresentações em PowerPoint são utilizadas em todo o mundo para demonstração de projetos e ideias. O PowerPoint é um importante recurso para profissionais de diversas as áreas e por isso seu uso requer bastante atenção. Estruturar uma apresentação que apoie, complemente e valorize o seu discurso pode ser mais difícil do que se imagina; por isso, aqui vão algumas dicas para ajudá-lo.

Não repita o que está escrito nos slides

Slides são materiais de apoio para sua fala e não transcrições do que você diz. O material gráfico deve ser usado como ponto de partida para estimular debates, defender ideais e demonstrar a relevância do que está sendo dito. Portanto, use o PowerPoint para apresentar gráficos, resultados de pesquisas, tópicos sobre o seu assunto, etc. O importante é não dar a impressão de que tudo o que você fala está escrito no PowerPoint e que a sua fala não acrescenta nada. Esse recurso deve ser usado como um acréscimo à sua apresentação e não como o seu centro.

Use palavras-chave

O uso de palavras-chave é uma técnica tão eficiente que é amplamente utilizada em mais de uma área do conhecimento humano. A estratégia consiste em utilizar palavras que vão trazer à tona os principais assuntos que serão ser discutidos; as palavras certas dão foco e consistência ao seu discurso. Em sua apresentação de PowerPoint destaque as palavras-chave e tenha a certeza de que elas sejam inseridas dentro do contexto correto.

A técnica é tão boa que a tentação de utilizá-las para compor toda a apresentação é grande. Entretanto, pense a respeito: sem uma introdução ou texto de apoio, elas parecerão desconexas. É como ter um slide com as palavras-chave “mundo, sustentabilidade e aquecimento global” soltas, sem um contexto. Você sabe o que deve ser dito, mas em que contexto? Por que você está falando sobre esses temas, entende? Sem um apoio, as palavras-chave ficam deslocadas, mesmo que a função delas seja te dar foco.

Mantenha o seu background limpo

Background é o que aparece por trás dos textos e imagens em uma apresentação. Você definitivamente não quer que o público tenha dificuldade em enxergar as informações que estão contidas nos slides, por isso nada de cores escuras sem que o contraste seja harmônico, nada de imagens fortes e coloridas e gradientes de cor (ou dégradés) pesados. Esse tipo de interferência visual pode destruir qualquer tentativa de manter uma estrutura visual coerente; a informação pode ser boa, mas se não é possível enxergá-la o esforço foi inútil.

Preocupe-se com a visibilidade e legibilidade

Visibilidade diz respeito àquilo que podemos enxergar com clareza, e como foi citado no item acima, é tão importante que pode enaltecer ou destruir qualquer apresentação. A visibilidade é formada basicamente pela harmonia de cores e contraste. Você nunca enxergará com clareza o que está escrito em uma apresentação com o fundo azul escuro e as fontes pretas.

Já a legibilidade é a qualidade do que é legível, e se refere à nitidez das fontes utilizadas para compor o seu slide. Certifique-se de utilizar fontes fantasia e ornamentadas apenas nos títulos. Para textos corridos, fontes com serifa (como a Times New Roman ou a Garamond) são a melhor opção. O espaçamento entre os caracteres e entre as linhas são relevantes, pois o texto não deve ficar “espremido” e deve ser de fácil leitura. Finalmente, espaços vagos dão a impressão de que algo está faltando.

Imagens, sons e transições

Imagens são recursos essenciais para apresentação, tenha a certeza de que elas estão em alta qualidade e evite o uso de imagens pixeladas. Transições são um paradigma, verifique se elas são necessárias. Perder um segundo e meio em todos os slides por causa da transição pode tornar tudo mais pesado, ainda mais quando você espera o próximo slide para concluir o raciocínio. Sons podem ser um suporte significativo, principalmente se eles conversam com a sua temática; se não conversam, é interessante pensar na necessidade do seu uso.

Revise sempre

Peça para outras pessoas olharem a sua apresentação e dizerem se conseguem enxergar bem o seu conteúdo. Fique atento a erros gramaticais e ortográficos. Confira se os assuntos que serão discutidos estão bem representados e não tenha medo de excluir ou aprimorar algo.

A simplicidade e a harmonia devem ser as palavras chave na demonstração visual do seu discurso.

Gostou do conteúdo? A Microlins Guarulhos tem os melhores profissionais para ajudá-lo em sua vida profissional. Confira os nossos cursos.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados