Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Prepare-se! 10 dicas para você conseguir seu primeiro emprego

primeiro-emprego

Encontrar seu primeiro emprego é um grande desafio. Afinal, como demonstrar que você é o candidato certo se você não tem experiência?

Você deve procurar exatamente pelo emprego de seus sonhos ou começar com um emprego mais simples para adquirir experiência? Quais devem ser suas expectativas com relação ao seu primeiro emprego?

Essas dicas vão lhe ajudar a obter seu primeiro emprego, pois você vai estar mais preparado para o processo de seleção:

1. Converse com quem já passou por isso

Prepare antecipadamente uma lista com perguntas que você gostaria de fazer para pessoas experientes. Converse com seus professores, pais, irmãos mais velhos ou outras pessoas próximas sobre como foi a experiência deles e como eles conseguiram seu primeiro emprego.

Você pode obter informações valiosas sobre como funciona a realidade do mundo profissional e com isso sentir-se mais seguro ao procurar pelo seu primeiro emprego.

2. Cuide de sua aparência

É muito importante que você esteja com o cabelo bem alinhado, asseado e com roupas discretas ao procurar pelo seu primeiro emprego. O estilo de suas roupas dependerá da área na qual irá procurar emprego.

Procurar emprego em uma loja de surfe ou em um banco, por exemplo, exigirão trajes diferentes. Informe-se sobre o que é essencial em sua aparência e o que não deve usar em uma entrevista de emprego para não cometer gafes.

3. Saiba lidar com a ansiedade

A ansiedade e a timidez são grandes vilões na hora da busca de emprego. Entretanto, uma pessoa que fala demais também não é o ideal. Os avaliadores sabem que os candidatos vão se sentir ansiosos ao procurar pelo primeiro emprego, portanto, não se preocupe. A melhor maneira de vencer a ansiedade é preparar-se de antemão.

4. Seja ambicioso

Ser ambicioso nesse contexto não é querer entrar de cara em uma multinacional, mas sim ter planos futuros e principalmente tomar atitudes para alcançar seus objetivos. Os empregadores apreciam candidatos que fazem cursos e procuram se preparar para o mercado de trabalho.

5. Prepare-se para a entrevista

As perguntas que são feitas em entrevistas não fogem muito de um padrão. A internet é uma fonte riquíssima de exemplos de entrevistas. Pratique suas respostas, verifique as respostas sugeridas pelos sites para que não cometa erros e pesquise também a respeito da postura ideal que você deve ter durante a entrevista de emprego.

Se você preparar-se adequadamente, você conseguirá vencer o nervosismo.

6. Saiba como funciona o processo seletivo

Empresas diferentes possuem processos seletivos diferentes, porém há diversas etapas que são semelhantes, como a entrevista, dinâmicas de grupo, testes escritos, testes psicotécnicos, etc. Aprenda sobre cada etapa do processo de seleção para evitar surpresas desagradáveis e evitar estar despreparado para as etapas do processo seletivo.

Faça sua pesquisa com atenção, saiba quais atitudes deve tomar ou não durante todo o transcorrer da seleção dos candidatos.

7. Obtenha informações sobre as empresas

Se você for chamado para o processo seletivo de uma determinada empresa, procure saber o máximo sobre ela. Os selecionadores gostam muito quando um candidato faz perguntas e demonstra que possui algum conhecimento sobre a companhia em questão, pois isso mostra que você se interessa pela empresa, o que faz com que você aproxime-se mais de ser um dos escolhidos.

8. Estude inglês

Ter conhecimento de inglês hoje em dia é parte fundamental ao preparar-se bem para o mercado de trabalho. Saber inglês pode ser a vantagem que você precisa para ser escolhido dentre outros candidatos à vaga.

Se você ainda não estuda inglês, pense seriamente em iniciar um curso para obter maiores chances de colocação profissional.

9. Domine o básico da informática

A informática é exigida em todas as áreas e faz parte do nosso cotidiano. Você precisa dominar o Word, o Excel, o PowerPoint, saber enviar e-mails e explorar a Web, no mínimo.

10. Não seja muito exigente

Na realidade do mercado de trabalho, nem sempre nosso primeiro emprego é aquele com o qual sonhamos. O importante é que você adquira conhecimento e experiência, mesmo que não seja a área de atuação que você almeja.

Em todo e qualquer trabalho você aprenderá alguma coisa, como por exemplo lidar com pessoas, arquivar documentos, etc. Até mesmo um trabalho voluntário poderá lhe trazer experiência, e é algo que enriquece seu currículo e que será sempre muito bem visto pelos seus futuros empregadores.

Não desanime se estiver difícil conseguir seu primeiro emprego. Procurar o primeiro trabalho exige persistência e paciência. Não deixe de estudar e continue sempre tentando. No momento certo, um empregador vai valorizar sua determinação!

Prepare-se bem para o mercado de trabalho fazendo os cursos da Microlins. Temos diversos cursos que farão com que seu currículo se destaque no mercado de trabalho. Visite nosso site!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados