Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Primeiro emprego: saiba como conquistá-lo

primeiro-emprego2

Entrar no mercado de trabalho é uma preocupação de muitos jovens, já que a falta de experiência pode ser vista como uma barreira. No entanto, a conquista do primeiro emprego não se resume a possuir experiências anteriores. Há outros fatores que demonstram o interesse do jovem na construção do seu futuro profissional e que podem fazer a diferença na hora de concorrer a uma vaga.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que está em busca do primeiro emprego e não sabe como se preparar para essa nova jornada. Acompanhe!

Capriche no currículo

O primeiro passo para quem está em busca de trabalho é elaborar um bom currículo, já que ele será o cartão de visitas do candidato. Algumas empresas buscam profissionais recém-formados ou sem experiência anterior, portanto, é possível elaborar um currículo atrativo ao enfatizar outras informações. Vejamos a seguir o que seu currículo deve informar e como destacar-se mesmo sem experiência:

  • Dados Pessoais: nome, endereço, telefone para contato e e-mail. Recomenda-se não inserir número de documentos.
  • Objetivo: em um ou dois parágrafos, escreva sobre seus objetivos profissionais. Lembre-se de relacioná-los à vaga para a qual está se candidatando.
  • Formação profissional: este ponto é muito importante, principalmente para quem ainda não possui experiência profissional, uma vez que é neste item do currículo que você irá mostrar ao recrutador da empresa que possui capacitações e habilidades para o trabalho. Desta forma, destaque cursos profissionalizantes que tenha feito, trabalhos voluntários e demais informações que poderão ser relevantes para a vaga.
  • Revise: Após listar todas as informações de maneira objetiva e formal, revise todo o currículo para evitar erros.

Entrevista

Você conseguiu elaborar um bom currículo e atraiu a atenção dos recrutadores, sendo chamado para uma entrevista. E agora, o que fazer?

O primeiro passo já foi dado e certamente você só foi chamado porque a empresa reconheceu suas competências para desempenhar a função para a qual se candidatou. Portanto, prepare-se para a entrevista:

Antes da entrevista

  • Faça uma pesquisa sobre a empresa: busque informações na internet e mostre para o entrevistador que você se preparou e está realmente interessando na vaga.
  • Escolha roupas adequadas para a ocasião, como roupas sociais. Jamais use bonés, roupas curtas e decotadas e tenha cuidado com outros aspectos da sua aparência, como higiene básica, maquiagem, cabelos, entre outros.
  • Programe-se para que no dia da entrevista não ocorram atrasos: procure o endereço do local da entrevista com antecedência.

Durante a entrevista

  • Seja dinâmico, porém tenha cuidado para não falar em excesso ou acabar interrompendo o entrevistador.
  • Evite vícios de linguagem.
  • Encare a entrevista como um bate-papo onde você irá se apresentar e ao mesmo tempo irá conhecer mais sobre a empresa.
  • Seja honesto em suas respostas e demonstre interesse em aprender sempre.

Após a entrevista

  • Caso não receba um retorno, entre em contato com o entrevistador após o prazo de resposta, enviando-lhe um e-mail ou ligando.
  • Enquanto espera pela resposta, continue investindo em você. Faça cursos, candidate-se a outras vagas e adquira o máximo de experiência possível.
  • Caso não seja aprovado na entrevista, peça feedback ao entrevistador para que você possa identificar pontos a serem melhorados.

A importância dos cursos profissionalizantes

Por mais que o candidato ainda não tenha experiência profissional, para conquistar o primeiro emprego, é importante investir em educação. E, para isso, os cursos profissionalizantes aparecem como uma excelente maneira de preparar os candidatos para as melhores vagas.

Se você possui um curso de idiomas, por exemplo, já terá grande vantagem na hora de conquistar o seu primeiro emprego. O mesmo vale para outros cursos profissionalizantes, como Informática, Operador de Caixa e Autocad.

Além de agregar um grande conhecimento para os alunos, os cursos profissionalizantes também agregam valor ao currículo do candidato. Ou seja, mesmo sem a experiência profissional, os cursos demonstram que o candidato está apto a desenvolver determinada tarefa.

A conquista do primeiro emprego depende diretamente do quanto o candidato investe em sua carreira. Mesmo sem experiência profissional, é possível conquistar excelentes vagas de trabalho investindo em qualificação.

Se você deseja aumentar suas possibilidades no mercado de trabalho, conheça os cursos profissionalizantes oferecidos pela Microlins. Nós estamos prontos para transformar a sua carreira profissional!

Gostou das dicas? Conheça mais sobre os cursos da Microlins e veja qual deles podem se adequar ao seu perfil.

banner-planejamento-carreira

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados