Qual o caminho para mudar de área na carreira sem estresse

think-2840236_1280

Não é raro se deparar com pessoas que investiram em suas carreiras para mudar de área profissional e vê-las felizes e realizadas. Essa imagem desperta muitos sentimentos nas pessoas, especialmente a curiosidade e a vontade de fazer o mesmo. Afinal, já se há o entendimento que nenhum emprego é para sempre. Foi-se o tempo que uma pessoa ficava 30 ou 40 anos em uma mesma empresa. Hoje, mudar de área é um assunto sério — e perfeitamente possível.

A grande dúvida, e mesmo medo, das pessoas é: como fazer essa transição sem crise?

Muitas vezes, as pessoas se encontram em posições estáveis no contexto profissional, mas cercadas de infelicidade no quesito pessoal. E como sabemos, a área profissional deve ser um complemento da vida, que fomente a sua realização.

Portanto, insistir em algo que não lhe dê total satisfação não faz sentido.

O caminho mais óbvio é mudar de área e buscar por algo que realmente complete você como profissional e pessoa. É uma medida que vai de encontro não apenas a questões de realização, mas também de saúde.

E então, pronto para aprender mais sobre como mudar de área profissional sem estresse? É só continuar a leitura deste artigo!

5 passos a se tomar ao mudar de área em sua carreira profissional

Lembre-se que mudar de área na carreira é um processo delicado, especialmente para pessoas mais experientes e que já atingiram sua maturidade. Afinal, trata-se de um passo ousado em direção a um futuro que você acredita ser o melhor. Se de fato vai ser, depende de alguns fatores. Confira!

1# Entenda seu propósito de vida neste novo momento

Entenda o seu momento, seus sentimentos e desejos. Como o seu trabalho atual te afeta e como um novo pode lhe completar? Com essas respostas, se pergunte: em qual área investir seus conhecimentos? É algo leve, como uma mudança de setor, ou uma transição realmente profunda, da água para o vinho?

Esse autoconhecimento é muito importante antes de mudar de área.

Caso a dúvida martele em sua mente e você não encontre respostas, recomendamos uma visita a um profissional qualificado, como um psicólogo.

2# Faça um planejamento para seus próximos passos

Definido seu caminho, é hora de colocar no papel seus indicadores.

Afinal, a mudança é bem-vinda — especialmente se organizada.

Seu planejamento pessoal deve conter seus objetivos a curto, médio e longo prazo e envolvendo todos os parâmetros que envolvem uma mudança na carreira: qualificação profissional, saída do emprego atual, a procura por um novo, a situação financeira mínima que você precisa, etc.

3# Aproveite da rede de contatos que você construiu

Uma dica para os próximos passos dessa transição é buscar apoio em seu networking já estabelecido. Muitas vezes, na rotina profissional, conhecemos pessoas e fazemos amigos para a vida toda.

Para várias pessoas, são contatos que podem fazer toda diferença ao mudar de área, lhe indicando oportunidades imperdíveis e desconhecidas. Então, é hora de mandar alguns e-mail (ou mensagens de WhatsApp).

4# Entenda os custos envolvidos nessa mudança

Mudar de área significa, em muitos casos, um impacto em suas finanças. Se você está indo para um novo caminho em sua carreira, no qual você é inexperiente, essa mudança na remuneração será sentida de imediato.

Por isso, antes de sair de seu emprego, inclua a questão financeira em seu planejamento e crie uma poupança para assegurar seu estilo de vida no período de altos e baixos que vir da mudança de carreira.

Assim, você consegue encarar os desafios dessa decisão com mais tranquilidade.

5# Tenha um gostinho do novo: faça cursos na área de interesse

É claro que a qualificação é outro dos pilares dessa transição.

Para mudar de área, você deve conhecer com o que vai trabalhar. Deve dominar teoria e prática, mesmo que de forma iniciante, para ser aceito em vagas ou prestar serviços sob sua nova função.

Nossa dica é apostar em cursos profissionalizantes.

A Microlins, por exemplo, disponibiliza cursos para profissionais de várias áreas de especialização. O melhor de tudo é que o método de ensino flexível, chamado de Dinâmica, proporciona uma combinação de estudos que se adapta ao seu dia a dia.

Assim, você aprende quando e onde quiser, sem comprometer sua rotina atual. Para quem busca mudar de área, é a cereja no bolo.

E então, que tal planejar sua mudança de carreira agora e já começar a sua qualificação? Confira os cursos da Microlins!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados