Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Quem é você nas Redes Sociais X Seu Futuro emprego

futuro-emprego

A busca por um emprego nunca é igual: às vezes, as oportunidades aparecem em um estalar de dedos; outras vezes, demoram meses. Agora, nesse processo todo, uma coisa é certa: dependendo de como você manter suas redes sociais, nenhuma dessas oportunidades dará certo.

Os ambientes digitais passaram a ser parte da realidade das pessoas — e também das empresas. Nas redes sociais, cada perfil, seja pessoal ou jurídico, preza por uma reputação.

Por isso, cuidar das redes sociais é obrigação. Não somente para quem busca um novo emprego, mas para todos que querem manter o seu atual.

E então, como você está lidando com com suas redes sociais? Abaixo, daremos algumas dicas para que você preserve uma boa imagem no ambiente digital. Confira!

Boas práticas que podem salvar seu emprego

Sua chance de conseguir um emprego passa pelo crivo de como os recrutadores encontram suas redes sociais. Aqui, é importante entender que não é obrigatório se conter para tudo e deixar de comentar, compartilhar e postar sobre assuntos do seu interesse.

O que importa é a responsabilidade.

Talvez há alguns anos você tenha usado um perfil em um fórum que hoje já não faça seu estilo. Ou tenha um blog com textos e opiniões polêmicos. Ou mesmo fotos inapropriadas esquecidas em um álbum do Facebook.

São pontos específicos, e mesmo antigos, mas que podem causar uma dor de cabeça. Por isso, tire um tempinho do seu dia e siga as dicas abaixo para melhorar suas redes sociais:

O que o Google diz sobre você?

Experimente pesquisar seu nome no Google e observe os resultados. A maioria dos links provavelmente vai apontar para as suas redes sociais, mas talvez tenha algo a mais — e que mereça ser excluído.

Também fique de olho na seção de imagens. Se no resultado houver alguma que não seja do seu gosto, você já saberá onde ir para excluí-la ou torná-la privada.

É hora de varrer suas redes sociais

Faça uma lista com todas as suas redes sociais (ativas e inativas). Agora, é hora de entrar em cada uma delas e fazer uma varredura por postagens que possam ser interpretadas de mau tom.

Assunto polêmico? É melhor ficar de fora

É importante que você se reeduque quanto às suas futuras interações. Empresas podem monitorar os tópicos que você comenta. Se as opiniões para assuntos muito polarizantes (como futebol, política, etc) forem muito polêmicas, talvez isso crie uma imagem ruim para você.

É importante, portanto, saber exercer suas opiniões, de modo aberto e respeitoso.

Mantenha seu LinkedIn atualizado

O LinkedIn realmente é uma rede social importante, tenha isso em mente. Conforme os anos passaram, ele tomou seu lugar como currículo digital, possibilitando também aliar isso ao networking. Por isso, muitas empresa o usam como termômetro de avaliação de um candidato.

Portanto, além de manter atualizado (para mostrar que você está de fato antenado em conteúdos, ou fazendo cursos de qualificação), você deve pensar nele como uma rede social profissional.

Ou seja, um lugar para compartilhar, discutir e aprender sobre questões que envolvem seu círculo profissional.

Cuidado ao compartilhar muitos detalhes da sua vida

Por fim, em todas as suas redes sociais, é necessário cuidado ao compartilhar detalhes da sua vida pessoal. Claro, conquistas, momentos felizes, demonstrações de luto… Tudo isso tem seu lugar na sua timeline, mas com cautela.

Compartilhar muito sobre seu dia a dia pode ser um tiro no pé, manchando sua imagem perante alguns recrutadores que avaliam tais condutas como impróprias.

As redes sociais são uma ferramenta incrível de interação. Além disso, na questão profissional, elas potencializam seu networking e aumentam as chances de conseguir um novo (e melhor emprego), mas é preciso de responsabilidade com elas.

Quer melhorar suas redes sociais? Siga as dicas acima e, claro, para incrementar seu currículo e deixar seu LinkedIn ainda mais atrativo, faça um curso da Microlins!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados