Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Redes sociais no trabalho, pode?

trabalho

Não dá para negar que as redes sociais se tornaram uma grande evolução na comunicação entre as pessoas, sendo também uma excelente ferramenta até mesmo para as empresas quando o assunto é marketing e contato com clientes.

Mas quando o assunto é o uso de redes sociais no trabalho, existe uma grande dúvida em relação ao seu uso. Afinal, posso usar as redes sociais durante o trabalho para fins pessoais? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto.

Redes sociais e a perda de produtividade

Segundo um estudo realizado por Stoney Brooks (professor de computação da Middle Tennessee State University), práticas como tuitar, atualizar o status do Facebook e checar o LinkedIn durante o horário de trabalho reduz a produtividade. Além disso, o uso pessoal de redes sociais pode causar efeitos negativos tanto na eficiência quanto no bem-estar dos profissionais.

Os dados dessa pesquisa revelam o que muita gente tem observado diariamente, ou seja, as redes sociais, quando mal administradas, podem se tornar vilãs na formação de profissionais.

De maneira geral, não existem leis que regem a proibição de redes sociais dentro do ambiente de trabalho, porém cada empresa pode criar seus regulamentos internos, cabendo ao profissional segui-lo sob risco de punições e até mesmo demissões.

E por falar em legislação, vale destacar que o fato de tornar pública a foto do local de trabalho sem permissão/conhecimento dos superiores pode acarretar em pena de justa causa, conforme artigo 482 da CLT.

Redes sociais liberadas no trabalho

Em meio à polêmica de poder ou não utilizar as redes sociais para fins pessoais durante o horário de trabalho, as perguntas que você deve se fazer são: na minha empresa, as redes sociais são liberadas? Será que devo utilizá-las durante o horário de trabalho?

No geral, é importante que o profissional tenha em mente que dentro do ambiente corporativo é preciso manter o foco no trabalho e não em assuntos pessoais. Por outro lado, se as redes sociais são liberadas e não existem políticas e avisos restringindo seu uso, então não há motivos para deixar de usá-la. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados como:

  • Jamais faça uso das redes sociais ao atuar em uma atividade que exija sua atenção durante o trabalho.
  • Não tire fotos/selfies durante o expediente e jamais poste fotos de outros funcionários, produtos da empresa e/ou seu ambiente de trabalho.
  • Desabilite as notificações sonoras do computador e/ou celular para não atrapalhar os colegas.
  • Nunca exponha opiniões, ofensas ou informações restritas da sua empresa nas redes sociais.
  • Horários de almoço, pausa para o café ou final de expediente, são ótimos momentos para se conectar, portanto, aproveite!

Por mais flexível que seja a empresa em que se atua, todo colaborador deve se lembrar de que o profissionalismo deve estar presente em todos os ambientes de trabalho.

Atualmente podemos encontrar diversos casos onde o mau uso das redes sociais dentro do ambiente de trabalho acabou trazendo demissões para funcionários. Portanto, além das dicas citadas acima, é importante que o colaborador esteja sempre atento ao seu aprimoramento profissional a fim de estar cada vez mais preparado para atuar com profissionalismo em qualquer que seja a sua área.

Qual a sua opinião sobre o uso de redes sociais no trabalho? Deixe seu comentário!

Quer se tornar um profissional adequado ao mercado de trabalho? Conheça os cursos profissionalizantes da Microlins Guarulhos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados