Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Saiba as diferenças entre Web Designer e Designer Gráfico

web-designer-designer-grafico

Você é naturalmente criativo e gosta de pensar em várias possibilidades para o mesmo problema? Então você possui as duas principais características de quem deseja trabalhar com design. Neste post, apontaremos duas possibilidades de mercado de trabalho para quem se interessa pela área: web design e design gráfico. Você saberá um pouco mais sobre as atribuições de cada uma, como as áreas podem trabalhar em parceria e onde o profissional pode atuar.

As atribuições do Designer Gráfico

Esse profissional dedica-se a criar os aspectos exteriores dos produtos, que serão visualizados fisicamente pelos consumidores. Com isso, atende às necessidades comerciais e promocionais, como embalagens, logos e demais materiais impressos, utilizando arte 2D ou 3D, em mídias impressas ou digitais.

Outra área de trabalho para quem fez design gráfico é a criação de animações e jogos. Mesmo já existindo uma área especializada para isso, o requinte visual contido no trabalho do designer gráfico o torna apto para esse processo de criação.

Durante o curso, o estudante aprende sobre as diversas ferramentas de edição de imagens (como programas da Adobe) e também sobre materiais de marketing. Colocando a arte em primeiro lugar, esses profissionais estão sempre atentos à recepção dos consumidores. Como possuem apenas uma chance de causar uma boa impressão, o designer gráfico caracteriza-se por ser um profissional bastante metódico.

Funções do Web Designer

O profissional de web design utiliza fundamentos presentes no trabalho de designers gráficos somados a conhecimentos de programação para criar a experiência dos usuários da web. Ele cria e modifica todos os aspectos de um site, incluindo a parte gráfica, conteúdo, performance e capacidade.

Além de ferramentas visuais para análise de interface, durante o curso, o futuro web designer aprenderá as principais linguagens de programação (Java, PHP), assim como conceitos de usabilidade. O conceito de usabilidade traduz aos desenvolvedores a maneira como o site é utilizado pelo usuário: a facilidade de uso, como chegar ao link desejado, como o site se comporta e assim por diante.

Como pode ser visto, esse profissional está diretamente ligado ao sucesso do site. Nesse cenário, outro conceito importante para a área e que depende desse profissional é o conceito de acessibilidade web, que tem como proposta manter a web acessível a todas as pessoas.

Trabalhando em parceria

O web designer e o designer gráficos frequentemente trabalham nos mesmos projetos. Por isso, o desenvolvimento do trabalho em equipe é fundamental, assim como a capacidade de comunicação. Mesmo que o curso não possua essa matéria em específico, certamente o assunto será abordado de alguma forma.

Um exemplo de trabalho em parceria: você já ouviu falar no conceito de mobile first? O conceito, que traduzido livremente seria “dispositivo móvel em primeiro lugar”, significa desenvolver sistemas primeiramente para dispositivos móveis, como celulares e tablets, e só depois para desktops e notebooks. A tendência é mercado certo para web designers e designers gráficos trabalharem em conjunto. Por exemplo, o primeiro entrará com seu conhecimento sobre programação e usabilidade e o segundo entrará com seu conhecimento sobre a parte gráfica do programa.

Onde trabalhar

Além de trabalhar em agências multidisciplinares, quem é formado nessas duas áreas ainda tem a possibilidade de trabalhar como freelancer. Trabalhar desse modo apresenta inúmeras vantagens: você faz seu próprio horário, o próprio preço e ainda escolhe para quem e com quem deseja trabalhar.

Então, pense em seu futuro e busque informações sobre cursos!

Ficou interessado e gostaria de mais informações? Conheça os cursos de Web e Design Gráfico.

Continue acessando nosso blog para saber mais sobre cursos profissionalizantes.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados