Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Saiba o que o mercado de trabalho está exigindo dos jovens

jovens

Ingressar no mercado de trabalho é um desafio para todos os jovens que se formam e vão em busca de oportunidades para começar a construir a sua carreira. O momento pode ser incerto, já que a conquista do primeiro emprego está diretamente ligada a variáveis como região, área e capacitação técnica; mas se existe uma dúvida que permeia a mente dos jovens em todas essas situações é sobre o que o mercado espera deles.

Se você também está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, mas não sabe quais são as competências e habilidades que são exigidas para conquistar oportunidades, listamos 5 delas no post de hoje. Confira.

1. Versatilidade

Já se foi o tempo em que as empresas buscavam profissionais focados unicamente em um único processo ou serviço. Hoje em dia, com a dinâmica no fluxo de trabalho, ainda mais com um cenário de crise e empresas tendo que enxugar o seu quadro de funcionário, os recrutadores dão valor aos perfis versáteis, que, apesar de uma formação específica, são capazes de circular em diversas áreas.

2. Proatividade

Além da versatilidade, o que as empresas esperam dos jovens profissionais é que eles tenham a sensibilidade de identificar soluções sem que alguém os guie para tal conclusão, e, a partir daí, desenvolvam a proatividade.

Ela pode ser exercida no dia a dia, basta treinar o seu olhar para os processos e fluxos da empresa. Boas ideias são sempre bem-vindas, e se você for capaz de propor alguma inovação, mesmo que ela não tenha sido requerida, com certeza essa atitude será reconhecida.

3. Facilidade em trabalhar em equipe

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que o homem não é uma ilha, certo? Pois ele se aplica, e muito bem, ao universo corporativo. Ninguém trabalha sozinho, e o profissional centralizador e que não consegue trabalhar em equipe vem perdendo espaço no mercado de trabalho.

As empresas estão em busca dos perfis que se integram facilmente e que não têm dificuldades de trabalhar em grupo e dividir os resultados com os colegas. Dessa forma, elas asseguram que todo o seu quadro de funcionários trabalhe em busca de um bem comum, aumentando a produtividade e os resultados.

4. Comprometimento dos jovens

O comprometimento é um clássico que nunca sai de moda. E em períodos difíceis, como o que estamos passando atualmente, essa característica é ainda mais valorizada pelas empresas e recrutadores. Isso porque um colaborador comprometido transmite a segurança necessária para os seus gestores, que passam a apostar nesse profissional e a desenvolvê-lo para alcançar maiores cargos e obter crescimento na carreira.

São várias as situações em que o comprometimento é colocado à prova no dia a dia corporativo, desde a entrega de prazos a situações não planejadas, como a necessidade de horas extras em determinados momentos.

5. Demonstrar interesse

Um profissional parado no tempo, e que não demonstra vontade de crescer e se desenvolver não tem valor para as organizações; por isso, se você quer conquistar oportunidades no mercado de trabalho, deve deixar claro o seu interesse na empresa, seus processos e resultados.  Mas fique atento: todo crescimento tem hora certa e, para chegar ao topo, é preciso subir, e merecer, degrau por degrau. Por isso, eduque-se para suprir as necessidades da empresa, e, ao mesmo tempo, mostrar vontade em crescer.

E você, está desenvolvendo essas habilidades para conquistar o seu primeiro emprego? Tem outras dicas para quem está passando pelo mesmo processo profissional? Conte pra gente pelos comentários.

Se você tem interesse por esse assunto, também vai gostar do post Preguiça X Atitude: a diferença que pode determinar o sucesso profissional.

banner-planejamento-carreira

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados