Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Saiba o que o recrutador espera de você em uma entrevista de emprego

entrevista

Uma entrevista de emprego é um momento crítico tanto para quem quer ingressar no mercado de trabalho quanto para os profissionais experientes. É nessas entrevistas que as empresas identificam se o candidato tem os valores esperados e se o seu perfil corresponde à vaga, ou seja, é o momento que a empresa sente se a parceria com o candidato daria certo.

Uma entrevista tem perguntas e indagações recorrentes, e além das perguntas tradicionais, como nível de inglês, pretensão salarial e motivação para trabalhar naquela empresa, os recrutadores podem fazer outras que não são tão comuns. Enumeramos algumas delas para que você não seja surpreendido. Vamos lá!

Fale um pouco sobre a sua trajetória na entrevista!

Com esta pergunta, o recrutador espera saber sobre suas decisões de vida, isto é, a motivação para realizar a graduação ou cursos, como chegou naquela cidade, como conheceu a empresa, etc. Seja franco nas respostas, principalmente naquelas relacionadas às decisões acadêmicas e profissionais.

Como você se vê daqui a alguns anos?

Isso fala um pouco sobre as pretensões do candidato. A resposta pode ir além do clássico “trabalhar e evoluir nesta empresa”. Os recrutadores querem saber se o candidato não está apenas de passagem pela empresa e deseja sair após alguns meses.

Você gosta de viajar?

A princípio parece que esta pergunta não é relacionada à entrevista, mas ela é bem importante, principalmente para empresas que enviam funcionários para trabalhar por alguns meses em outras cidades. Geralmente é acompanhada de outra pergunta: Você consegue se adaptar bem a mudanças?

Diga alguns de seus hobbys!

Esta pergunta é feita para complementar o perfil do candidato. Por exemplo, se o candidato gosta de jogos online, quer dizer que é bastante competitivo. Se gosta de desenhar ou fazer trilhas, pode-se dizer que é bastante introspectivo.

Você se vê como um líder? Já esteve em situação de liderança?

Essa pergunta não é feita apenas para aqueles que já tenham experiência. Afinal, aqueles que estão atrás do primeiro emprego, quando forem admitidos pela empresa, poderão exercer, à medida que ganham experiência, funções de liderança. Aqui vale qualquer situação: capitão de futebol, coordenador de trabalhos em grupo durante a graduação e assim por diante. É comum que o entrevistador pergunte como você se sentiu nessa situação. É fundamental que você seja sincero, já que lideres, tecnicamente, não deveriam vacilar sob pressão.

Como você espera contribuir para a empresa?

Pergunta feita para nivelar o grau de comprometimento do candidato. Busca-se dessa maneira identificar quais são as motivações do candidato que vão além do salário. A dica é ter pé no chão. Não pense que logo no início causará uma revolução no ambiente de trabalho. Na dúvida, diga que deseja contribuir para o crescimento da empresa ao mesmo tempo que desenvolve seu potencial.

Espera-se que o candidato responda todas questões com firmeza e clareza, demonstrando segurança. Naturalmente o nervosismo estará presente, mas com a preparação correta ele tende a diminuir. Lembre-se de ser profissional em suas respostas, principalmente em relação aos empregos passados e aos seus planos futuros.

Lembre-se também que o primeiro passo para uma boa entrevista é ter segurança sobre seu conhecimento técnico. Isso é alcançado por meio de bons cursos e muito estudo. Então prepara-se e boa entrevista!

Quer saber mais sobre mercado profissional e cursos profissionalizantes? Continue acessando nosso blog!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados