Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Saiba por que o conhecimento é fundamental para entrar e se manter no mercado de trabalho

conhecimento

O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo. Neste cenário, crescem também as exigências das qualificações necessárias para que um candidato preencha uma vaga.

Apesar do mercado viver um momento de leve retração, ainda existem muitas áreas aquecidas aguardando por profissionais qualificados. Contudo, para entrar e se manter neste mercado tão exigente, é preciso que o profissional busque pelo conhecimento constantemente.  Acompanhe os detalhes a seguir e entenda a importância de se manter atualizado.

Por que se qualificar?

Tanto os desafios quanto as oportunidades batem em nossa porta diariamente. Nessa hora, acabam se destacando aqueles profissionais que possuem mais conhecimento sobre a área, conhecimento que foi adquirido não apenas com a experiência, mas também com os estudos e o interesse em saber do candidato.

Diferente do que ocorria antigamente, onde haviam muitos profissionais para poucas vagas, atualmente é possível observar que no mercado de trabalho há muitas vagas e poucos profissionais qualificados perante as necessidades e exigências das empresas.

Muito disso se deve à pressa da geração Y, que vive em um ritmo cada vez mais acelerado e acaba desejando entrar no mercado e conquistar cargos cada vez mais elevados, sem, na maioria das vezes, ter concluído a faculdade ou possuírem cursos de qualificação e cursos de idiomas, por exemplo. Ou seja, há uma pressa equivocada em começar de cima.

Hoje, quem não possui uma qualificação profissional acaba demorando para realizar uma determinada tarefa, o que consequentemente acaba gerando mais tempo e dinheiro para as empresas. E esse é um dos motivos principais pelo qual é importante buscar o conhecimento para entrar e manter-se no mercado de trabalho.

Dicas para buscar o conhecimento

Se por um lado, ter apenas o ensino superior completo não é o suficiente para entrar e se manter no mercado de trabalho, por outro lado é preciso buscar o conhecimento presente em diferentes formatos. Confira abaixo algumas dicas para manter-se atualizado:

  • Adquira o hábito da leitura. Atualmente existem revistas, livros, e-books, blogs e outros recursos onde é possível adquirir conhecimentos específicos em sua área e estar sempre um passo à frente.
  • Procure fazer cursos para aprender um novo idioma. Além de agregar uma nova língua em seu currículo, também é possível utilizar este conhecimento para aprender ainda mais. Um exemplo disso está na existência de materiais e estudos em inglês que ainda não foram traduzidos para o português.
  • Busque por cursos profissionalizantes para complementar sua formação principal. Se você é formado em contabilidade, por exemplo, será fundamental obter uma formação em informática e Excel Avançado.
  • As redes sociais também podem ser uma excelente ferramenta para o aprendizado, sendo possível buscar em grupos específicos informações sobre a sua área, além da facilidade em trocar ideias com pessoas que possuem o mesmo objetivo.
  • Esteja sempre atualizado também em relação às notícias cotidianas, pois elas podem atuar fortemente em sua área de atuação profissional.

Sem dúvida, a busca pelo conhecimento é um dos principais fatores (senão o principal) para se construir uma carreira profissional de sucesso. E conforme vimos, se engana quem ainda pensa que o conhecimento deve ser adquirido somente por quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Mesmo que a sua atual posição profissional seja favorável, outros profissionais mais qualificados podem tomar o seu lugar na empresa.

Portanto, seja você empregado ou esteja em busca de um emprego, é importante não deixar de buscar o conhecimento que poderá lhe favorecer a usar suas habilidades de forma mais atual e condizente com o que o mercado necessita.

E você, tem buscado o conhecimento para entrar ou manter-se no mercado de trabalho? Conheça os cursos da Microlins Guarulhos e esteja preparado para o futuro!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados