Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Terceira idade x Tecnologia: como superar esta barreira

terceira-idade

As pessoas que são consideradas de terceira idade hoje em dia, nasceram sob um espectro social muito diferente. A tecnologia sempre foi algo muito mais distante, muito mais cinematográfico do que palpável como é para os mais novos. Por isso, inverter esse panorama e inseri-los nesse mundo de interação é tão importante.

Nós sabemos, pode parecer complicado. Às vezes, em alguns casos, o começo é difícil, mas não é impossível. A exclusão digital é uma ameaça que põe em risco não só os aspectos sociais de pessoas da terceira idade, mas também econômicos.

Como a tecnologia pode ajudar uma pessoa de terceira idade?

Microlins Guarulhos

Para quem é mais novo, que cresceu, testemunhou e testou o desenvolvimento das tecnologias, muitas coisas parecem tão rotineiras que nem se dá conta de como são disruptivas.

Simples atos como um chat on-line, uma troca de mensagens pelo celular ou mesmo os curtos minutos de interação com um caixa eletrônico podem soar automáticos, mas exigem maior concentração da pessoa de terceira idade.

Portanto, para evitar possíveis erros ou excesso de estresse, por que não começar a inserir o idoso próximo ao seu ciclo social e familiar num ambiente tecnológico?

Superar a barreira da tecnologia, logo, torna-se um momento de deleite para ele. Quando inserido em redes sociais, poder procurar por amigos e trocar experiências. Na internet, pode fazer buscas de tutoriais antes inacessíveis ou soluções rápidas para problemas.

Os benefícios vão muito além do aspecto de interação. Quando a pessoa de terceira idade está inserida em um mundo de tecnologia, também está totalmente inserida no mundo atual. Onde pode consumir — e por que não produzir? — conteúdo digital, seja ele qual for.

E como incentivar uma pessoa de terceira idade a entrar no mundo da tecnologia?

Simples: mostre.

Mostre a ele ou ela o que pode-se explorar com alguns toques no teclado ou mesmo na tela do celular. Tudo que ele consumia por mídia física ou mesmo pela TV na palma da mão, muito mais ágil e conectado.

Tecnologias, interfaces, softwares são feitos por pessoas e para pessoas. Que tal mostrar essa relação? Como muitas das coisas que ele ou ela podem encontrar interagindo em um site podem facilitar na hora de tirar dinheiro no caixa eletrônico.

Além do básico, há uma solução excelente para quem aposta na interação total da terceira idade: os cursos! Profissionais treinados que ensinam o básico, passo a passo, para que nenhuma etapa se perca no caminho e o aluno possa usufruir de toda tecnologia disponível.

Uma pesquisa, feita pela pedagoga Kely Vieira na Universade Aberta da Terceira Idade da PUC-SP, comprovou que 80% dos alunos de terceira idade tiveram impactos positivos em sua rotina após aprenderem com o curso de informática. Ainda, 87% deles afirmaram que, com isso, aprenderam novas habilidades.

E aí, o que acha de começar a inserir a terceira idade no nosso mundo de tecnologia? A Microlins oferece o curso ideal para isso. Que tal conferir? 

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados