Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Tudo o que você precisa saber sobre ser um Trainee

trainee

Se você está cursando o ensino superior ou já se formou e está em busca de uma oportunidade de trabalho, você já deve ter ouvido falar em trainee.

Os trainees vêm se tornando mais comuns nas empresas, já que as mesmas estão cada vez mais em busca de profissionais mais capacitados e especializados em suas áreas.

Mas o que é um trainee?

Trainee é o nome dado a um cargo oferecido pelas empresas para jovens recém-formados ou em fase final de formação em suas universidades, com objetivo de treiná-los e capacitá-los para ocuparem cargos importantes dentro de grandes organizações.

Em outras palavras, as empresas não estão mais apenas interessadas em ensinar uma função. Elas também querem preparar esses jovens para uma futura liderança ou cargo estratégico dentro da organização.

Qual é a diferença entre trainee e estágio? 

Existem algumas diferenças básicas que diferem uma vaga de trainee para um estágio. Dá uma olhada:

Objetivo: o intuito de um estágio geralmente é colocar em prática o que foi aprendido durante as aulas na universidade. Nos programas de trainee, o objetivo é treinar o candidato para que ele se torne um futuro líder na empresa.

Remuneração: um estágio pode ou não ser remunerado. Já o trainee é um funcionário registrado da empresa como os outros, e por isso recebe salário.

Graduação: apenas jovens que estão cursando a graduação podem ser estagiários. Para ser trainee não há uma regra específica, mas geralmente as empresas contratam os recém-formados ou os que estão quase concluindo o curso.

Carga horária: a carga horária máxima de um estágio é de 30 horas semanais. O trainee, por sua vez, trabalha as mesmas horas que os demais colaboradores.

Duração: um contrato de estágio geralmente dura aproximadamente um ano e pode ser renovado apenas por mais outro ano. Os programas de trainee costumam durar dois anos, mas o profissional tem grandes chances de continuar na empresa.

O que preciso fazer para me tornar um? 

Ao contrário do que muita gente pensa, tornar-se um trainee não é uma tarefa tão simples.

O processo seletivo é bastante rigoroso. São aplicadas várias provas de conhecimento gerais e específicos, além de entrevistas e dinâmicas de grupo com gestores. Porém, não é algo impossível para quem está disposto a lutar pela oportunidade.

Os candidatos com nível avançado em inglês e até em outras línguas saem na frente. Também é muito importante investir em cursos de capacitaçãointercâmbios. Estes tornarão você mais competitivo para conquistar a vaga.

Vale a pena tentar?

Por mais que o processo para se tornar um trainee possa ser um pouco complicado, os programas oferecem inúmeras vantagens que podem ser decisivas para o seu futuro.

Estar em contato direto com os líderes, trabalhar com um pouco de cada função na empresa e ter um treinamento e desenvolvimento de carreira são algumas delas.

Por isso, pense bem!

Se você tem interesse em se tornar um, invista seu tempo estudando, aprimorando suas habilidades e idiomas, realizando cursos. Quanto mais bem preparado você estiver, maiores são as suas chances de conseguir a vaga e ter a sua carreira acelerada. :)

Por isso, contar com a Microlins para seu aperfeiçoamento profissional pode ser uma ótima escolha! Saiba mais sobre nossos cursos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados