Um vislumbre da era digital: você está preparado?

era digital

O setor tecnológico se transforma mais rápido do que praticamente qualquer outro; em menos de 10 anos, os aplicativos, as mídias sociais, os tablets e o armazenamento de dados na nuvem entre outras ferramentas tornaram-se parte do cotidiano da maioria das pessoas. O digital é tão importante em nossas vidas que uma pesquisa realizada pela plataforma LinkedIn constatou que as habilidades mais bem vistas por empregadores na hora de contratar dentro da plataforma estão relacionadas ao domínio das tecnologias.

Em meio ao turbilhão de informações, é necessário enxergar as oportunidades propiciadas pelo cenário. Acompanhe a seguir as características digitais que tendem a se intensificar nos próximos anos e o que podemos aproveitar delas.

Ambiente colaborativo

A Wikipedia, enciclopédia online, é a exteriorização de uma característica marcante da web 2.0: os ambientes colaborativos. Hoje, a construção do conhecimento é coletiva: utilizamos as redes sociais para acompanhar notícias e criamos grupos com a intensão de discutir temas de nosso interesse.

Com a internet móvel mais rápida e a consolidação das redes sociais, a mistura de informações geradas coletivamente tende a aumentar. Professores, educadores, pesquisadores e todos aqueles que precisam lidar com muito conteúdo, se beneficiarão cada vez mais, já que encontramos todo o tipo de material na internet, desde “como fazer um bolo” a “como realizar reparos em carros”. Aqueles que souberem aproveitar a diversidade de temas e utilizá-los a seu favor estarão um passo à frente.

Conexão em todos os lugares

A tendência é que as redes Wifi sejam ainda mais utilizadas nos estabelecimentos e que o acesso à internet seja mais rápido e fácil tanto nos dispositivos quanto em praças e lugares públicos. Esse cenário já é responsável pela ascensão de aplicativos que nos auxiliam em tarefas diárias, como como praticar atividades físicas ou estudar.

Com o aumento e a melhoria dos dispositivos móveis, buscar informações por meio do desktop entrará em declínio: é a oportunidade para todos os profissionais gerenciarem seus conteúdos a distância.

Suporte para desenvolvedores de conteúdo

Blogs e plataformas voltadas para desenvolvedores de conteúdo como o Medium terão cada vez mais funcionalidades. Será mais fácil ter o seu espaço online para se comunicar com diferentes nichos. Embora isso já aconteça, a tendência é que a comunicação entre desenvolvedores melhore e, como resultado dessa integração entre pessoas e plataforma, os conteúdos tornem-se cada vez mais didáticos.

Tecnologias emergentes

Google Glass, realidade aumentada, reconhecimento de retina: tecnologias como essas surgirão a todo instante e serão acopladas a celulares (como é o caso do reconhecimento de retina) e a outras tecnologias já existentes. O protótipo Mobii, por exemplo, ainda em desenvolvimento pela Ford e Intel, tem a pretensão de utilizar o reconhecimento do rosto do motorista afim de realizar tarefas como propor rotas, acionar o GPS e recomendar músicas. As tecnologias emergentes podem representar excelentes oportunidades de otimização de negócios e processos.

Preparando-se para o futuro digital

Deu para perceber que o futuro digital é bem promissor, certo? Estar atento ao ambiente que nos cerca é fundamental para alcançar o sucesso nas mais diversas áreas. Pensando nisso, a Microlins Guarulhos desenvolveu o curso Professor da Era Digital. Prepare-se para as oportunidades que o ambiente online oferece: confira a programação do curso e faça parte do futuro! 

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados