Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Veja definitivamente porque não mentir no currículo

currisulooo

Chegado o momento da entrevista de emprego, qualquer um se anima. Afinal, é a chance de mudar de vida e conquistar uma oportunidade única para sua carreira. No entanto… E se o seu currículo não estiver exatamente de acordo com suas experiências?

O prejuízo pode ser bem grande.

Uma pesquisa realizada pela DNA Outplacement e divulgada em matéria da revista Época, revelou que 75% dos brasileiros já distorceram fatos em seu próprio currículo para buscar alguma vantagem competitiva.

O dado é grave e mostra como a mentira, mesmo em um documento tão importante como o currículo, se tornou quase um ato cultural.

O que muitos não entendem, porém, é o quão prejudicial pode ser mentir em seu currículo.

Neste artigo, vamos esclarecer em alguns fatos porque você não deve mentir na hora de elaborar seu currículo ou mesmo quando compartilhar suas experiências profissionais em uma entrevista de emprego. Confira!

Como evitar mentir no currículo pode salvar a sua carreira?

Quando as empresas abrem vagas e recebem currículos, o que elas buscam é performance. É capacidade técnica, operacional e/ou estratégica para se responsabilizar por uma posição dentro de sua operação.

Dessa forma, todas as funções contam para manter a engrenagem do negócio girando.

Mentir no currículo cria uma falsa impressão das suas próprias capacidades, o que futuramente prejudicará os processos da empresa e também a sua própria reputação. Entenda mais!

Os recrutadores conseguem perceber os sinais

Durante a entrevista de emprego, os recrutadores conseguem analisar sinais seus que indicam a mentira. Como é de costume, eles costumam perguntar sobre as experiência detalhadas em seu currículo.

No momento da resposta, se você estiver mentindo, seu corpo pode emitir sinais bem claros, como inquietação (passar a mão no nariz de forma constante, se ajeitar na cadeira) ou mesmo micro detalhes, como dilatação da pupila ao contar uma mentira.

Tudo isso vai influenciar a forma com que os recrutadores vão conduzir a entrevista e, sem você perceber, passar-lhes a imagem de um candidato sincero ou que distorceu fatos para beneficiar a si próprio.

Você pode frustrar seu próximo chefe e colegas

Digamos que você seja contratado.

Ao assumir a sua posição, como irá lidar com as responsabilidades?

Sem conhecimento necessário que vaga exige, seu desempenho será muito abaixo do esperado. Isso influenciará negativamente na produtividade da equipe, decepcionando não apenas sua equipe, mas seus superiores.

Caso o trabalho seja medido em metas (diárias, semanais, mensais), imagine como os números poderiam ser afetados.

Com certeza, essa experiência seria muito ruim, o que forçaria a empresa a tomar uma decisão – seja confrontando àquilo que você garantiu em entrevista, ou mesmo o demitindo.

Conquiste as habilidades que você deseja!

Por fim, porque não agregar conhecimento de verdade ao seu currículo?

Com as oportunidades de hoje, em pouco tempo e com pouco investimento, você consegue turbinar seus conhecimentos e melhorar seu currículo.

Para isso, cursos profissionalizantes são ótimas alternativas!

Com um pouco de pesquisa, você encontrará uma instituição perfeita para te ajudar a aprimorar conhecimentos técnicos e estratégicos sobre sua área de atuação. Dessa forma, seu currículo estará pronto para ser analisado e você estará pronto para o mercado de trabalho!

Esperamos que o artigo ajude você a entender porque mentir ao elaborar seu currículo pode prejudicar sua vida profissional.

E se você acha que precisa incrementar seu currículo para entrar de vez no mercado de trabalho, conheça os cursos profissionalizantes da Microlins! Inglês, Informática, Design e muito mais para você iniciar sua jornada profissional!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados