Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Você está pronto para uma entrevista de emprego em inglês?

emprego-facil-em-portugal

Uma entrevista de emprego é o primeiro passo para o seu futuro. Mas… E se ela não ocorrer conforme o esperado e o avaliador propor uma interação em inglês com você, como se sairia?

Avaliadores costumam ampliar a conversa quando estão realizando uma entrevista de emprego — é aí que entra o inglês, seja com perguntas isoladas ou mesmo um assunto inteiro.

Entender o nível de inglês do candidato dá uma nova e mais profunda visão sobre suas habilidades, seu nível de segurança e confiança.

E claro, também possibilita que o avaliador entenda se o candidato está apto para uma função.

As entrevistas de emprego em inglês podem acontecer em qualquer esfera do mercado, não apenas a administrativa. Hoje em dia, muitas funções dependem do manejo do inglês; seja para falar ao telefone ou manipular um software específico.

Portanto, como se sair bem nessas situações e provar que você é o(a) candidato(a) perfeito?

5 dicas para arrasar em uma entrevista de emprego em inglês

Sua próxima entrevista de emprego pode conter perguntas (ou mesmo partes inteiras da conversa) em inglês. É essencial estar preparado para esses momentos, então, confira algumas dicas:

1 – Não limite sua fala

É importante mostrar que você sabe expandir o diálogo, mostrando assim compreensão do assunto e capacidade de desenvolver além do proposto.

Não se atenha às respostas curtas e super objetivas. Busque ser conciso, mas dinâmico na resposta!

2 – Entenda qual vocabulário se encaixa à sua profissão/função

Essa questão é muito importante, pois geralmente aprende-se a base do inglês falado com referências culturais, como filmes, séries e jogos.

No entanto, é importante entender que o vocabulário exigido em uma posição profissional é diferente. Gírias e algumas construções frasais podem não ser ideais em uma entrevista de emprego.

Uma dica é procurar por vídeos de etiqueta profissional em inglês, que ensinem como se portar (e falar!) o novo idioma em ambiente de trabalho.

3 – Atenção aos tempos verbais

Os tempos verbais costumam ser um dos primeiros tópicos ensinados nos cursos de inglês. O motivo é simples: eles são muito importantes para uma correta construção do diálogo.

Só que, para inexperientes, pode ser fácil confundi-los. Numa entrevista de emprego isso seria terrível, não?

Portanto, revise seus conhecimentos acerca dos tempos verbais e pratique. Lapide seu discurso para que o avaliador tenha uma boa compreensão da sua fala!

4 – Esqueça os vícios de linguagem

Voltando às referências, é normal agregar vícios de linguagem em seu discurso, principalmente por que eles fazem parte do diálogo praticado em filmes, séries, livros e jogos.

No entanto, devem ser evitados no ambiente profissional.

Expressões como “kinda” (ou “kind of”), “you know?”, “right?” e etc podem emperrar a conversa e trair suas intenções, desviando a atenção do avaliador.

5 – Evite perguntar como você se saiu

Por último, uma dica que se aplica em todos os tipos de processo seletivo. Em um entrevista de emprego, ainda mais naquelas que o inglês é testado, evite perguntar se você foi bem, ao final.

O motivo é simples: esse ato mostra grande nível de insegurança e despreparo, o que pode ser visto como uma característica negativa e algo que abale seu desempenho no possível futuro trabalho.

Quais as perguntas mais comuns feitas nas entrevistas em inglês?

Agora que você sabe como se preparar para uma entrevista de emprego bem-sucedida, é hora de aprender quais as perguntas em inglês mais comuns em uma conversa com o avaliador.

  • 1# Tell me about yourself: “Me fale sobre você”
  • 2# Tell me about your education background: “Me fale sobre seu histórico de educação” (Onde estudou, por quanto tempo, etc).
  • 3# How would you describe your work style?: “Como você descreveria sua forma de trabalhar?”
  • 4# What are your weaknesses and strengths?: “Quais são seus pontos fracos e pontos fortes?”
  • 5# What is your view about the …: “Qual a sua visão sobre …” (Geralmente, essa pergunta está relacionada a um tema atual e importante, como por exemplo as Olimpíadas ou Copa do Mundo).

Ao entender como uma entrevista de emprego em inglês pode ocorrer, você dá um passo à frente da concorrência e chega preparado para impressionar.

Chegar nesse nível, no entanto, pode ser um desafio. Por isso que a Microlins criou um Curso de Inglês especial para você. Com um módulo de ensino dinâmico e uma grande de conteúdos única, o Curso de Inglês da Microlins prepara você para o mercado. Conheça!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados