Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Você já fez planos para o seu futuro profissional? Saiba por que planejar é importante

profissional

Você já parou para pensar como estará sua vida profissional em 5 ou 10 anos? Se a resposta for sim, então quer dizer que você já deu os primeiros passos. Mas se a resposta for não, então está na hora de você começar a pensar a respeito.

Mas porque será que é tão importante fazer um planejamento de carreira? Acompanhe os detalhes a seguir e entenda.

Por que planejar é importante?

Ainda é comum encontrarmos jovens que concluem o ensino médio sem saber qual carreira ou qual profissão irá seguir, e isto ocorre justamente pela falta de planejamento.

Quando planejamos nossa carreira, é possível estabelecer objetivos e metas que sejam adequados aos nossos interesses e valores pessoais. Com um objetivo, fica mais fácil determinar quais caminhos deverão ser seguidos para alcançá-lo.

Deste modo, será possível focar nos estudos e buscar por qualificação profissional específica na área desejada. Com isso, as chances de ter sucesso no mercado de trabalho são muito maiores, uma vez que você estará preparado para trabalhar com aquilo que é compatível com o que foi planejado.

Vale lembrar, que mesmo tendo uma meta traçada, nada impede que durante o percurso ela seja alterada. O mais importante é sempre estabelecer um ponto a ser seguido e nunca andar sem uma direção.

Como fazer um planejamento profissional

Como vimos, ter um planejamento de carreira é essencial para o futuro profissional. Mas como fazer um planejamento de carreira de acordo com os nossos interesses? Para responder a esta pergunta separamos algumas dicas simples que vão auxiliá-lo neste processo muito importante na vida de qualquer pessoa. Confira!

Autoconhecimento

O primeiro passo para fazer um planejamento de carreira é buscar se conhecer melhor. Fazer uma autoanálise é fundamental para saber quais são suas aptidões, seu potencial e suas limitações. Com isso, você poderá direcionar a sua carreira de acordo com o seu perfil.

Neste caso, vale a pena também conversar com pessoas que já trabalham nas áreas em que você possui afinidade; isso irá lhe auxiliar na hora de decidir se esta é realmente a carreira profissional que deseja seguir.

Trace suas metas

Sabendo quais são as suas aptidões e qual carreira deseja seguir, agora é possível traçar metas que o irão auxiliar a conquistar o objetivo. Neste caso, se você deseja trabalhar em uma empresa na área administrativa, trace metas do tipo:

  • Em dois anos devo fazer um curso profissionalizante na área de administração.
  • Quero ganhar x reais mensais.
  • No prazo de 5 anos, preciso buscar por maior qualificação para assumir um cargo mais alto.

As metas irão orientá-lo para as ações que serão tomadas durante todo o caminho até a conquista do objetivo.

Crie estratégias

Assim que as suas metas foram organizadas, será o momento de colocar em prática e definir as estratégias necessárias para conquistar a carreira profissional desejada.

Se você, por exemplo, tem como meta dominar a área de informática,  então vale a pena buscar por cursos profissionalizantes na área de informática começando por pesquisar as instituições que ofereçam os cursos que deseja.

Assim como tudo na vida, a área profissional também precisa ser planejada, afinal, são anos para conquistar uma excelente carreira. Portanto, independentemente da área que se pretenda seguir, o planejamento ajudará o estudante a selecionar um curso profissionalizante específico, ler determinado livro, se relacionar com determinados grupos, assistir determinados programas e se preparar para finalmente se candidatar a uma vaga que faça sentindo dentro de todo preparo anterior.

E você, já fez planos para o seu futuro profissional? Conheça os cursos profissionalizantes da Microlins Guarulhos e esteja preparado!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados