Centro: 11 2409-0141 | Pres. Dutra: 11 2432-3511 | Pimentas: 11 2496-7544 | Taboão: 11 4574-0768

Você sabe o que é o seu índice de empregabilidade?

indice-empregabilidade

Essencial para quem está à procura de um novo (ou um melhor) emprego, o índice de empregabilidade é uma ferramenta capaz de ajudar muitos candidatos.

O cálculo é uma forma do profissional conhecer, por meio de uma métrica, qual a sua chance de se encaixar em um emprego em certa função e tipo de empresa.

A ferramenta já é utilizada por algumas empresas como guia para conduzir processos de recrutamento, avaliando o candidato logo que avaliam seu currículo.

Então, que tal conhecer mais sobre esse cálculo, sua função no mercado e como tornar seu resultado imbatível frente ao de candidatos concorrentes? Confira:

O que é e qual a função do índice de empregabilidade?

O índice de empregabilidade é um indicador que cruza algumas informações do candidato, a fim de ter um resultado final.

Seus critérios podem depender de empresa para outra, mas normalmente consistem das habilidades profissionais, certificações, formações, networking, necessidades específicas do mercado, empresa e da vaga em questão… A lista continua.

Normalmente, o cálculo é feito por softwares específicos, que comparam informações como essas acima e chegam em um resultado que define a compatibilidade (ou não) de um candidato a uma vaga.

É como um termômetro, que mostra se o profissional está apto para tal vaga. Ou mesmo, em um cenário mais amplo, seu posicionamento perante a média de índice de empregabilidade do mercado.

O índice ainda é flexível, pois acompanha as mudanças do mercado, das demandas e das necessidades das empresas.

Por isso, o que muitos profissionais da área de Recursos Humanos recomendam é que mesmo quem esteja empregado tenha conhecimento de seu índice de empregabilidade.

Esse conhecimento garantirá que a pessoa saiba quando precisa se qualificar ainda mais para se manter relevante em sua função.

Como descobrir o seu índice de empregabilidade?

Antes de falar do cálculo em si, é importante que os profissionais entendam que é sempre melhor cultivar um equilíbrio entre os aspectos. Se destacar muito em apenas um ponto ainda pode manter seu índice baixo e nublar as chances de ser chamado por uma empresa.

Para realizar o cálculo você mesmo, a sugestão é de encontrar um site que conduza a entrevista e lhe revele o resultado por e-mail.

No entanto, realizar o teste sozinho, sem as métricas comparativas do mercado, pode ser um tiro no pé e desvirtuar seu resultado. Afinal, os critérios mudam de mercado para mercado.

O site DNA Outplacement, em sua Home (basta rolar a página um pouco para baixo), oferece um teste gratuito e bem simples, com perguntas relacionadas à sua experiência profissional (de forma geral), manejo com idiomas e formação.

A Reachr também oferece uma ferramenta semelhante em seu site.

Como a Microlins pode ajudar a qualificar o seu índice?

Um fato sobre o índice de empregabilidade é que a qualificação é essencial. Tanto para que seu resultado cresça, como para que você se mantenha nas expectativas do mercado.

Além disso, se o seu intuito é buscar crescimento ou uma promoção, o ponteiro de responsabilidades direciona apenas para uma delas: qualificar-se cada vez mais.

E nisso a Microlins pode te ajudar!

Os cursos, preparados por professores e docentes com anos de experiência em cada área, são específicos para quem busca acrescentar em seu currículo.

Aliado, está o método de ensino dinâmico da Microlins, que possibilita que cada estudante avance no curso de modo flexível, preservando suas horas profissionais ou de descanso.

Ou seja, uma chance de ouro para quem busca melhorar o próprio índice de empregabilidade e ser desejado pelas mais diversas empresas.

Conheça nosso catálogo de cursos, faça sua inscrição e comece agora mesmo seu processo de qualificação e profissionalização!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados