Se você pensou que depois do vestibular ia se livrar pra sempre das redações, talvez você tenha se enganado. Hoje em dia, existem empresas que usam a redação de entrevista de emprego como critério de avaliação do candidato.
Além de trabalhar em equipe, comunicar-se de maneira clara, ser organizado e proativo, é muito importante que você tenha uma boa escrita e, em certos casos, até uma boa caligrafia (ela diz muito sobre você, acredite!).
E é por isso que as empresas têm feito uso da redação de entrevista de emprego. Sim! Aquela redação que você tanto fugia, volta a te assombrar mais uma vez.
Mas calma, não há motivo para pânico!
Como tudo na vida, se você preparar-se e dedicar-se para a redação de entrevista de emprego, certamente se sairá muito bem.
E nada como uma forcinha para te ajudar a mandar muito, né? Por isso, separamos algumas dicas essenciais para montar uma boa redação e garantir muitos pontos com o recrutador. 🙂
Confira!
Como fazer uma boa redação de entrevista de emprego?
#1 O tema
Em uma redação de entrevista de emprego o tema pode ser livre ou escolhido pela instituição. Se o tema for livre, fale sobre o seu trabalho, sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua.
Foque em algo que você conheça bem e que demonstre sua experiência profissional. E tente evitar assuntos polêmicos, tá bom? Não dá pra adivinhar qual é o perfil de quem vai avaliar sua redação, então melhor não arriscar.
#2 Divida o texto em três partes
Basicamente, você precisará dividir a sua redação de entrevista de emprego em três blocos: ideia, argumentação e conclusão.
Na primeira parte você deverá dar uma breve introdução do tema. Apresente-o, mesmo que ele tenha sido escolhido pela empresa. Escolha um caminho pelo qual você vai desenvolver seus argumento e siga-o.
Depois de apresentar o tema, aí você vai argumentar sobre o assunto. Quanto mais referências no assunto você tiver, mais será positivo para você. Então não deixe de mencionar escritores, jornalistas, pesquisadores e casos reais sobre o tema.
Finalmente, você vai concluir a redação. Neste ponto, retome a ideia inicial e apresente sua conclusão.
#3 Seja claro, simples e direto
Você não precisa usar palavras extremamente rebuscadas ou se alongar muito no tema apenas para “encher linguiça”. A objetividade e a clareza das informações são o ponto mais importante da sua redação de entrevista de emprego.
Coloque-se no lugar de quem está avaliando e se pergunte: “existe a possibilidade da pessoa não entender algo do que está escrito?” “Precisaria explicar algo para facilitar a compreensão?”
Se a resposta for sim, talvez o texto não esteja bom o suficiente.
#4 O que evitar?
Existem algumas coisas que você pode evitar durante a produção da sua redação de entrevista de emprego, que podem comprometer o seu desempenho na atividade. Fique de olho:
• Não utilize abreviações;
• Não faça uso de gírias;
• Não exagere no uso de termos em inglês;
• Evite repetições de palavras e frases;
• Cuidado com os erros ortográficos (estes são cruciais! Fique atento);
Com estas super dicas nós não temos dúvidas que você vai arrasar na sua redação de entrevista de emprego. Prepare-se, dedique-se e o mais importe: fique tranquilo!
Dê o seu melhor e as oportunidades virão! 🙂 Se você quiser mais dicas como esta, é só ficar de olho no nosso blog! Toda semana tem conteúdo fresquinho para você, com materiais sobre carreira, estudos e mais!