Se você tem dificuldade em se concentrar e precisa passar horas e horas estudando os mesmos assuntos que foram abordados em sala de aula, algo está errado e é preciso mudar alguns hábitos.
Quer saber quais? Preparamos cinco dicas para que você ganhe tempo e aumente o seu rendimento. Confira.
1. Tenha uma boa noite de sono
A primeira dica pode parecer batida, mas é extremamente importante para manter a concentração durante a aula. Isso porque é durante o sono que ocorre uma restauração do sistema nervoso central, essencial para que, no dia seguinte, o cérebro consiga armazenar mais informações e a mente fique mais atenta e concentrada.
Por isso, organize a sua rotina de forma que você consiga dormir no mínimo 8 horas por noite para garantir um melhor aproveitamento na aula no dia seguinte.
2. Alimente-se bem antes da aula
Uma boa alimentação não somente impacta na sua saúde, como também influencia no seu desempenho no dia a dia. Para manter um bom nível de concentração na aula, você não deve pular refeições e precisa principalmente de um bom café da manhã, ainda mais se você estuda nesse período.
Se você acorda e vai direto para a aula sem se alimentar, compromete o seu desempenho cerebral por falta de glicose, que leva ao cansaço, dificuldade de concentração e fadiga mental.
3. Faça anotações em tópicos
É claro que durante uma aula são muitos os assuntos e detalhes abordados, e não dá para anotar absolutamente tudo o que o professor fala, mas montar uma espécie de guia, com os principais tópicos discutidos é uma boa ideia.
Anotando algumas ideias centrais, fica mais fácil relembrar o contexto na qual elas foram explicadas, e você consegue absorver melhor todo o conteúdo que foi passado. Além disso, está comprovado cientificamente que o nosso cérebro absorve melhor as informações que escrevemos do que aquelas que apenas escutamos.
4. Desligue o celular
O celular pode ajudar durante a aula servindo como espaço para anotações e há muitos aplicativos exclusivos para isso. Porém, ele também pode ser o seu maior inimigo quando o assunto é concentração e absorção de informações.
Por isso, durante a aula, desligue o aparelho para que as notificações das redes sociais ou mensagens do WhatsApp não lhe façam cair em tentação e perder o fio da meada durante uma explicação importante do professor. Se quiser usar o celular para anotações, coloque-o em modo avião.
5. Faça um breve resumo depois da aula
Se você seguir as dicas que demos até agora, com certeza terá mais facilidade para fazer um rápido resumo sobre a aula depois que ela acabar. Aproveite para usar as suas anotações em tópicos para guiar a sua linha de raciocínio, descrevendo todos os assuntos que foram abordados dentro da sala de aula.
Dessa forma, além de evitar perder horas e horas de estudo, você exercita a sua capacidade de síntese e ainda trabalha a memória.
Viu como não é tão difícil render durante as aulas e treinar a sua capacidade de concentração e absorção de informações? Coloque as nossas dicas em prática e veja os resultados logo nas primeiras aulas.
Coloque essas dicas em prática durante as aulas da Microlins! Veja nossos cursos clicando aqui.